domingo, 24 de abril de 2011

Perdoar não é esquecer.


Perdoar não é esquecer: é conseguir transformar as lembranças das situações que tanto nos magoaram em memórias "frias", desprovidas de dor.
É conseguir lembrar da situação que um dia nos causou dor e não reviver a dor.
Conseguir tratar a pessoa causadora da dor numa boa, independente de qualquer mal que ela possa ter nos causado.
Segundo o psicoterapeuta Alberto Lima, "A pessoa que não perdoa amputa uma parte de si. No caso de uma relação amorosa, ao banir seu objeto de amor, ela mata o próprio amor, justamente daquilo que sente como mais sagrado em seu repertório pessoal. (...) E não exercer o amor seria o mesmo que contentar-se apenas com o banal e o profano, ou, o que é pior, (...) decretar de uma vez por todas a falência do amor."
Segundo a filosofia do yoga, o perdão é um dos caminhos do dharma - dever. É difícil perdoar quando você reage agindo da mesma maneira, revidando as provocações, as afrontas e magoando também a outra pessoa.
Como diz Dalai Lama, no livro A Arte da Felicidade: "um produto da paciência e da tolerância, é o perdão. Quando somos realmente pacientes e tolerantes, o perdão surge espontaneamente".
O perdão é para você e não para o outro, porque você não gasta energia desnecessária sentindo raiva e sofrimento em relação a coisas sobre as quais você não pode mais mudar e não têm poder.
Perdoar não é esquecer algo doloroso que aconteceu. Perdoar e esquecer são coisas diferentes. Você pode até se lembrar desses acontecimentos, mas o importante é abandonar os sentimentos negativos relacionados a esses acontecimentos. Ao perdoar você não fica preso ao passado.

"Não basta querer perdoar o parceiro por gostar muito dele. É preciso verificar se se consegue efetivamente superar tamanha adversidade.
Conseguir perdoar ("esfriar" a lembrança de algo que nos magoou) depende tanto de nossa constituição psicológica como do que nos aconteceu." (Flávio Gikovate)

"O perdão é uma escolha. É recuperar seu poder, é assumir a responsabilidade pelo que você sente."

4 comentários:

  1. perdoar é dificil.
    lindo post tami!

    ResponderExcluir
  2. O contraponto do perdão é o amor e o reconhecimento de que somos pessoas falhas e passíveis de erros.
    Você até pode magoar alguém que acabou de conhecer ou por quem não tem afeto, e esta pessoa esquecerá o ocorrido em minutos. Nós só magoamos ou somos magoados pelas pessoas que amamos e que nos amam. O ser humano tem preferência pelo amor, é mais fácil, e saboroso, amar do que odiar. Entendo que perdoar é fácil o que é difícil é reduzir o tempo para aceitar isso.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Verdade...mais adianta perdoar se a pessoa comete sempre os mesmo erros?

    ResponderExcluir
  4. Verdade...mais adianta perdoar se a pessoa comete sempre os mesmo erros?

    ResponderExcluir

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!