sábado, 31 de dezembro de 2011

Formas e "Fôrmas"


"Eu que não fumo, pedi um cigarro, eu que não amo você..."
Opa, mas eu fumo... Essa não serve!
Aí... põe um som, por favor... Coloca sua música preferida!!! Me fala do que você sente quando ouve... me conta sua história com ela!!! Tudo na vida tem sua trilha sonora
Não sei o que seria da minha vida sem música!
Passei um tempo em que a música não era presente na minha vida, as letras não falavam comigo e a melodia já não me causava emoção.
A vida tem formas, mas não "fôrmas" e eu sinto que aprendi isso de maneira relativamente natural... através de exemplos e pancadas. Muito foi falado mas a maioria não foi ouvido...
Engraçado como pra mim tudo é assimilação... Lições de moral do tipo "É assim, aprenda!" pra mim não funcionam... a assimilação é natural, visual, sinestésica...
Outro dia uma amiga me perguntou: "Quando um cara faz carinho no seu rosto quer dizer que ele gosta de você de verdade, não é?"
Eu ri.
Descobri que a gente tem mania de tentar encaixar coisas da vida em forminhas de bolo que a gente cria... forminhas de bolo, de biscoito, de gelo... porque é mais fácil montar nosso mundinho e organizar tudo se a gente sabe o que tem...
Mas descobri que não é assim!
A forma da vida, dos acontecimentos, dos sentimentos não cabe em "fôrmas" e abraçar esse desconforto do caos é uma das ferramentas que a gente tem pra lidar com o terror da existência!
Coisas boas e ruins acontecem todos os dias na vida da gente e dos outros e por mais que a gente faça tudo certinho, um telhado pode cair sobre a cabeça de um ou um sentimento pode se apagar no coração de outro enquanto um terceiro dá este sentimento por certo enquanto olha pela janela do carro e sente pesar pela responsabilidade de manter viva a tal chama... chama que ele nem sabe que já não está mais lá... e enquanto dá socos no ar, suspira pensando na vida lá fora e em como seria se lá atrás tivesse feito diferente...
Mentimos, dissimulamos... sim, fazemos essas coisas e não vamos ser hipócritas e dizer que nossa gramática está sempre certa!
As "fôrmas" são padrões e procedimentos que a gente estabelece na vida pra se sentir mais confortável, pra parecer que está tudo sob controle... mas nunca está.
Então não adianta querer encaixar nada com nada!
É trabalhar com o que se interpreta e construir uma colcha de retalhos. Se não ficar legal no fim, desmancha! Sem dó!
Que em 2012 todos consigamos viver a vida mais leve e mais simples!

2 comentários:

Por favor comentar somente sobre o texto em questão. Isso não é bate-papo, e favor não falar sobre outros temas que não sejam deste post. Obrigado!