domingo, 31 de julho de 2011

Não dá para parar de ler: 001. Um dia - David Nicholls

Livro: Um Dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca
Categoria: Literatura Internacional / Romance
ISBN: 9788580570458
Páginas: 416
Lançamento: 2011

Hoje começo uma série, que decidi chamar de "Não dá para parar de ler". Com este livro que fez parte das minhas leituras de férias.
Tudo começou em um dia. 15 de julho de 1988 (ou 15 de julho de 2011 para mim - sim, por "co-incidência" o livro chegou nas minhas mãos nesse fatídico dia), após a formatura de Emma e Dexter. Dex nunca notou antes desse dia a existência de Emma. E após passarem a noite juntos, apenas bêbados e pesarosos quanto ao futuro, a vida prossegue com rumos distintos ou não.

David Nicholls é uma dessas gratas revelações que acontecem no meio literário e que trazem o frescor de um enorme talento. Mas muita ATENÇÃO!!! “Um dia” é um livro perigoso, principalmente para aqueles que precisam trabalhar no dia seguinte e vão se empolgando a cada página – e não param. O resultado é sempre desastroso. Você pode chegar atrasado ao trabalho, ganhar algumas olheiras, além da necessidade de inventar algumas desculpas para justificar os possíveis atrasos.
Algumas considerações: sua cara estará como quem chegou de uma noitada de arromba. De duas, uma, ou você inventa que estava no hospital tratando de um ente querido, ou vai ter que inventar que seu cachorro estava doente e levou a noite só com preocupação. Ou optar pela clássica: “Tive insônia por causa das minhas preocupações com o trabalho.” Pronto. Um leque de opções estão dadas, basta você escolher uma.
Último aviso, se você espera uma história de amor simples e previsível não leia “Um Dia”. Não é apenas a história de dois grandes amigos, cujo amor os completa, mas é um romance onde o previsível termina e a vida começa.

“Um Dia” é daqueles livros gloriosos, que quando você fecha se sente como se estivesse perdendo dois amigos muito queridos: Dexter Mayhew e Emma Morley. David Nicholls domina a arte da prosa com um apelo muito grande. É despretensioso, incrivelmente fácil de ler, e ainda assim impressionantemente literário.

Cada capítulo conta a história do mesmo dia, 15 de julho, ano após ano. Em alguns desses anos, eles estão próximos – geográfica ou emocionalmente – , noutros , não estão; mas estão sempre de alguma forma ligados um ao outro, pensando um no outro, e como em todas as histórias desse tipo, o leitor sabe que eles devem estar juntos muito antes de chegar ao final.

A história começa no dia após a formatura dos dois jovens na Universidade de Edimburgo. Eles estudam juntos, mas só se conhecem de verdade no dia da formatura. Depois de algumas bebidas além da conta, Dexter e Emma acabam na cama dela. Ela gosta dele, mas sabe que ele não é de uma mulher só. Ele se pergunta “como é que nunca tinha reparado nela antes”, mas sabe que precisa seguir seu caminho, antes que as coisas saiam dos planos. O dia amanhece e a data é 15 de julho de 1988, dia de São Swithin's. Nesse dia há uma tradição: se chover no São Swithin, choverá nos próximos quarenta dias, ou durante todo o verão.
Dexter é um desses caras bonitos, de família rica e destinado ao sucesso. Nicholls faz Emma dizer:
“O rosto era daqueles em que você enxerga os ossos por baixo da pele, como se até a caveira fosse bonita.” (pg. 15)

Emma é natural da cidade de Leeds, Inglaterra, sofre de baixa autoestima, possuidora de uma consciência social, leva a vida muito a sério. Emma está assustada com a ideia de que está prestes a embarcar em uma nova vida adulta, independente, e se sente mal-equipada para essa tarefa.
“...uma vida adulta e independente. Mas ela não se sentia adulta. Não estava preparada, de jeito nenhum. Era como se um alarme de incêndio tivesse disparado de madrugada e ela se encontrasse no meio da rua com as roupas emboladas no braço.Se não tinha aprendido nada, o que iria fazer? Como preencheria os próximos dias?Não tinha a menor idéia.
O negócio era ser corajosa e ousada e realizar alguma coisa, pensou consigo mesma. Não exatamente mudar o mundo, só um pouco “a sua volta. Sair por aí com um diploma com honras de primeiro lugar em duas matérias, muita paixão e a nova máquina de escrever Smith Corona e trabalhar muito em... alguma coisa. Mudar a vida das pessoas através da arte, talvez. Escrever coisas bonitas. Agradar aos amigos, continuar fiel aos seus próprios princípios, viver plenamente, bem e com paixão. Experimentar coisas novas. Amar e ser amada, se possível. Comer com moderação. Coisas assim.” (pg.22)
Emma tem certeza que após essa primeira noite, ela nunca mais iria ouvir a voz de Dexter novamente. Como ela estava errada! Naquela noite, aparentemente casual, eles dão início a uma amizade que se tornaria o relacionamento mais significativo em suas vidas.
Depois dessa noite, seguem seus rumos e se tornam grandes amigos. O mais interessante desse livro é que cada capítulo se passa em um “15 de julho”. Ano após ano, sempre no mesmo dia, ficamos sabendo o que está acontecendo na vida deles. E, mesmo sendo apenas um único dia por ano, conseguimos acompanhar toda a história de vida desses personagens! Uma amizade simplesmente invejável. Daquelas que sonhamos ter.
No decorrer da leitura, veremos que o destino de ambos adquire diferentes rotas nessa estrada chamada vida. Dexter não precisa dar duro no trabalho, seus anos são vividos de forma hedonista na TV como apresentador de um programa de juventude, na década de 90. Drogas, cocktails e mulheres fazem parte de sua rotina. Emma trabalha como professora numa escola e vai tocando sua vida afetiva entre vários relacionamentos confusos e errantes.

Com pura emoção e um humor fino, o livro abrange uma amizade de 20 anos, em que o leitor irá mergulhar na surpreendente vida desses dois personagens principais. A prosa de Nicholls é rápida e sem desculpas. As páginas alternam entre diálogos, monólogos interiores e observações poéticas. Vemos Emma e Dexter em situações humanas identificáveis. Eles lutam como todos nós com as grandes questões sobre amor, relacionamentos, carreiras e erros.
Entre muitas coisas, “Um Dia” é um romance convincente e cativante. A alegria que Emma e Dexter encontram um no outro, a paquera, as brincadeiras que às vezes escondem o ressentimento, a forma como as mudanças de relação evoluem com o passar dos anos, tudo isso os tornam reais e próximos.

O autor não romantiza qualquer personagem. Embora, sem dúvida, durante a leitura haverá leitores que torcerão para que Dexter e Emma finalmente “fiquem juntos”. Será que eles vão ficar ou não? Não cortarei esse prazer de vocês. Leiam e verão.

Inspiração

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Bourbon Street Fest 2011

Este final de semana começa um super evento em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasilia:: o Bourbon Street Fest!
abaixo segue a programação de Sampa City:
e aqui tem o mapa do evento:

recomendo! se puder: vá!
para mais informações do evento, clique aqui!

bom final de semana!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Porra Amy, eu acreditava em você!

Amy Winehouse encontrada morta em seu apartamento. Após noticia, Priscila Costa é encontrada triste pelas ruas de SP

Não estou para brincadeiras sobre esse acontecimento. Mulher de talento incrível que infelizmente se apagou como um cigarro largado no cinzeiro.

Ela não era só "Back to Black". Ela é "Valerie", "Love Is A Losing Game", "Tears Dry On Their Own", "Cupid" ... entre outras lindas demonstrações de amor (ou sofrimento por ter o perdido). Ella Fitgerald encarnada

Você já esperava uma hora por isso? Legal, pois eu não. Porra Amy, eu ainda acreditava em você.

Dinheiro? Não, ele nunca vai te curar. Crack? Ele não é mais droga de gente sem dinheiro. Noticias? Ainda bem que a TV do meu quarto só pega a MTV, onde eu acredito que é a unica emissora que vê mais talento do que tragédia.

Malditos tablóides. Malditos alimentadores de tablóides. Se hoje a TV cospe sangue, é por sua causa.

RIP eterno.

domingo, 24 de julho de 2011

Empreender

O empreendedor não é apenas aquele que cursa Administração de Empresas e decide montar um negócio. É possível ter empreendedores trabalhando até mesmo dentro de empresas. Empreendedorismo é um estado de espírito, é personalidade, você precisa ter as características básicas pra ser bem sucedido, tem que ter iniciativa, visão, coragem. Tem que saber que qualquer mudança vem com um punhado de riscos, e isso é um fato. O empreendedor tem que ser um visionário, tem que saber inovar e ter jogo de cintura com qualquer imprevisto.

Todo mundo tem boas idéias. A diferença está nos que conseguem fazer as idéias transformarem-se em realidade, isto é, implementar as idéias. A maioria fica apenas na "boa idéia" e não passa para a ação. O empreendedor passa do pensamento à ação e faz as coisas acontecerem;
Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz. Paixão faz a diferença. Entusiasmo e Paixão são as principais características de um empreendedor!
O empreendedor é aquele que consegue escolher entre várias alternativas e não fica pensando no que deixou para trás. Sabe ter foco e fica focado no que quer;
O empreendedor tem profundo conhecimento daquilo que quer e daquilo que faz e se esforça continuadamente para aumentar esse conhecimento sob todas as formas possíveis;
O empreendedor tem uma tenacidade incrível. Ele não desiste!
O empreendedor acredita na sua própria capacidade. Tem alto grau de auto-confiança;
O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente;
O empreendedor faz uso de sua imaginação. Ele imagina-se sempre vencedor;
O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários pela frente. Tem, na cabeça, várias alternativas para vencer;
O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando das coisas e dos acontecimentos. Ele age para modificar a realidade!

Você se dá bem com mudanças? Você é analítico e disciplinado? Você enxerga os riscos como possibilidades e desafios? Se você tem medo do inesperado, pare agora. Continue mandando seu currículo para as multinacionais (isso não te faz pior ou melhor).

Se você também quer conhecer mais sobre empreendedorismo, tem alguns sites que podem te inspirar, assim como me inspiraram (o da sebrae inclusive oferece vários cursos gratuitos - onlines e presenciais):

www.anthropos.com.br
www.endeavor.org.br
www.sebrae.com.br

“Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite pelo menos uma vez na vida a fugir dos conselhos sensatos.” (Neruda)

Esse começou cedo:

sábado, 23 de julho de 2011

O que faz você infeliz?

Sei que estou em débito com quem me acompanha, mas dessa vez foi acúmulo de trabalho!!!
Quase tive um ataque de pânico e saí pela rua mostrando a bunda, pricipalmente quando sonhei com Kate Mass, o personagem fictício que existe na vida real e cujo nome verdadeiro não me atrevo a pronunciar... Kate Mass é álgo que defini como o ser não-humano engajado em fazer todos aqueles que são felizes, tão infelizes quanto ela... Um dia eu explico as raízes filológicas do nome e um dia traço a personalidade disto que chamo de... um encosto tomado por uns outros 200 demônios...
Fato é que encerrei minha semana sonhando com a cara de Lua Cheia de Kate Mass... e acordei nesta madrugada de sábado pensando "preciso me benzer", então tomei um belo banho e joguei toda a uruca ralo abaixo!
Simples assim!
Porque o natural, no meu entender, é termos motivos para ser feliz, e não o contrário!
Se for pra ficar o dia inteiro reclamando da vida, reclamando dos outros e achando tudo uma porcaria... se mata, pô... desinfeta!!! Vai ficar a vida inteira falando, falando, falando???
Tem gente que amarga um dissabor pro resto da vida... dá licença!!!
Eu fico mordida de ver gente jogando lixo na rua, de ter que ouvir todo tipo de música ruim, de pegar um "taxi" que não é taxi e ver o pseudo-taxista extorquir meu colega na minha frente, de saber que o Kassab aumentou o salário do timinho dele em mais de 200% enquanto os professores passam fome, de saber que as pessoas mentem pra se dar bem...
Mas o meu momento é só meu...
Eu sou feliz na minha bolha... quando estou comendo amendoim sem casca e tomando cerveja... quando estou caminhando por Sampa e vendo as décadas passarem diante dos meus olhos através dos estilos arquitetônicos, quando faço guerra de travesseiros com meu marido...
O que me faz infeliz? Todas aqueas coisas que citei antes... mas só por um segundo! Eu vou morrer e elas vão ficar! Sempre foi e sempre será assim! Perguntem pro Lobão se ele ainda quer mudar o mundo!
Meu tempo aqui é só meu e dos meus!!!
Enjoy your life as well... mas durma com a consciência limpa

sexta-feira, 22 de julho de 2011

o q será do futuro deste blog?

12 dias que ninguém escreve nada. isso me desanima, me chateia.. e eu não sei o q fazer.. rs...
mas decidi que vou continuar escrevendo. sexta q vem tem coisa nova por aqui.. ;-)

bom final de semana!!

domingo, 10 de julho de 2011

Como ouvimos?

O que é o som?
Pense numa corda de violão. Se você puxar e soltar a corda em seguida, ela faz balanços bem curtinhos, chamados de vibração. A vibração da corda, amplificada pela caixa do violão, movimenta o ar que está em volta dela e, assim, a vibração da corda é transmitida pelo deslocamento do ar até chegar às nossas orelhas. Essa vibração do ar é chamada de onda sonora.

Como ouvimos?
Já enfileirou pecinhas de dominó e deu um peteleco na primeira para ver uma derrubando a outra? Pois a passagem da onda sonora pela orelha é um tanto parecida com esta cena. A onda sonora entra pelas nossas orelhas e bate na membrana do tímpano. Ele começa a vibrar e passa a vibração para os ossículos de dentro da orelha (os menores ossos do corpo), que manda a vibração para a cóclea (a parte mais dura do corpo). Como dentro da cóclea tem líquidos, a vibração provoca ondinhas nesses líquidos, e as ondinhas movimentam cílios de umas células muito delicadas que ficam dentro da cóclea. Por causa da movimentação dos cílios, essas células transformam a vibração sonora em impulso elétrico. Essa etapa da audição é muuuito importante, porque os impulsos elétricos passam pelo nervo auditivo e vão em direção à parte do cérebro que analisa e entende os sons. Só aí é que escutamos. E todo esse caminho do som leva apenas 300 milissegundos. É assim... Já foi! De tão rápido!
Cada pedacinho das voltas da cóclea é especializado em detectar um tipo de som: mais grave (grosso) ou mais agudo (fino).
Abaixo um vídeo que explica tudo isso que eu acabei de contar:

sábado, 9 de julho de 2011

Cara de que?

Não critico quem faz plástica!
Eu, por exemplo, sou louca pra ter um nariz menos encurvado!
Alguns dizem que tira a personalidade, coisa e tal, mas isso eu acho balela. Personalidade é coisa de dentro! Quem diz que vê personalidade nos traços de uma pessoa... não sei nem o que falar de um sujeito desses!
Mas a real é que a plástica virou um negócio tão acessível que parece que já estão incluindo no check up anual "Bem, vou passar no ginecologista, ao cardiologista, ao dermatologista, vou secar esses vainhos, tirar essas ruguinhas e botar um peitinho!"
Com parcimônia, ok! Eu também queria uns peitinhos a mais!
Mas o que eu acho que fica feio é não aceitar a idade.
Não adianta você ter 60 anos, esticar tanto a ponto de trazer o umbigo ao queixo e ficar com cara de ... 60 anos esticadérrimos! Ou, como diria Marcelo Carvalho "com cara de frente de Peugeot"
Fernanda Montenegro é uma pessoa que me faz ter vontade de envelhecer. Do alto de seus 80 anos, mostra uma sobriedade e uma elegância de fazer inveja.
Estou engatinhando, mas ainda chego lá!
Não tão intacta! Até lá terei sim reformado pelo menos a napa!
Peço desculpas pelo atraso de hoje e pelas poucas linhas, mas minha cabeça está me matando e provavelmente terminarei meu sábado na base do advil!
E para os que não vão trabalhar amanhã, um bom domingo!
Pergunta: alguém foi ao desfile de 9 de julho este ano?

sexta-feira, 8 de julho de 2011

A dor que doi mais.

... Mas nada acontecia ali de risível, era só dor e perplexidade, que é mesmo o que a morte causa em todos os que ficam.

A verdade é que não havia nada a acrescentar no roteiro: a morte, por si só, é uma piada pronta. Morrer é ridículo.

Você combinou de jantar com a namorada, está em pleno tratamento dentário, tem planos pra semana que vem, precisa autenticar um documento em cartório, colocar gasolina no carro e no meio da
tarde morre. Como assim? E os e-mails que você ainda não abriu, o livro que ficou pela metade, o telefonema que você prometeu dar à tardinha para um cliente?

Não sei de onde tiraram esta idéia: morrer.
A troco? Você passou mais de 10 anos da sua vida dentro de um colégio estudando fórmulas químicas que não serviriam pra nada, mas se manteve lá, fez as provas, foi em frente. Praticou muita educação física, quase perdeu o fôlego, mas não desistiu.
Passou madrugadas sem dormir para estudar pro vestibular mesmo sem ter certeza do que gostaria de fazer da vida, cheio de dúvidas quanto à profissão escolhida, mas era hora de decidir, então decidiu, e mais uma vez foi em frente.

De uma hora pra outra, tudo isso termina numa colisão na freeway, numa artéria entupida, num disparo feito por um delinqüente que gostou do seu tênis.

Qual é? Morrer é um cliche.

Obriga você a sair no melhor da festa sem se despedir de ninguém, sem ter dançado com a garota mais linda, sem ter tido tempo de ouvir outra vez sua música preferida. Você deixou em casa suas camisas penduradas nos cabides, sua toalha úmida no varal, e penduradas também algumas contas. Os outros vão ser obrigados a arrumar suas tralhas, a mexer nas suas gavetas, a apagar as pistas que você deixou durante uma vida inteira.

Logo você, que sempre dizia: das minhas coisas cuido eu.

Que pegadinha macabra: você sai sem tomar café e talvez não almoce, caminha por uma rua e talvez não chegue na próxima esquina, começa a falar e talvez não conclua o que pretende dizer. Não faz exames médicos, fuma dois maços por dia, bebe de tudo, curte costelas gordas e mulheres magras e
morre num sábado de manhã. Se faz check-up regulares e não tem vícios, morre do mesmo jeito.
Isso é para ser levado a sério?

Tendo mais de cem anos de idade, vá lá, o sono eterno pode ser bem-vindo.
Já não há mesmo muito a fazer, o corpo não acompanha a mente, e a mente também já rateia, sem falar que há quase nada guardado nas gavetas. Ok, hora de descansar em paz. Mas antes de viver tudo, antes de viver até a rapa? Não se faz.

Morrer cedo é uma transgressão, desfaz a ordem natural das coisas. Morrer é um exagero. E, como se sabe, o exagero é a matéria-prima das piadas.

Só que esta não tem graça.
(Pedro Bial)

terça-feira, 5 de julho de 2011

O dia em que a Câmara virou estádio

Absurda a decisão do prefeito Gilberto Kassab e dos vereadores de São Paulo, que liberaram R$ 420 milhões em incentivos fiscais para a construção de um estádio em Itaquera. O mesmo Kassab que, no ano passado, garantiu que a construção de uma nova arena na Capital só aconteceria se fosse 100% financiada pela iniciativa privada.

Mas não é esse o assunto que quero abordar aqui.

O que me incomodou demais nessa semana envolvendo a aprovação do incentivo foi perceber o quanto o brasileiro é desinteressado pelo Brasil.

Nunca vi, em toda minha vida, tanta gente interessada por uma votação em Câmara Municipal como houve esses dias. Não que isso seja ruim. Pelo contrário. Sou daqueles idiotas que sonham em ver as pessoas participando ativamente da política, porque só assim poderíamos evitar que tantos bandidos chegassem ao poder.

O problema é que uma discussão que poderia ser saudável para a cidade acabou se transformando em uma briga futebolística entre torcedores deste ou daquele time. Ninguém estava dando a mínima se os R$ 420 milhões seriam usados para uma obra privada. O problema é se essa grana vai beneficiar meu clube ou o clube rival.

De toda a enxurrada de mensagens no Twitter, Facebook e afins, foram pouquíssimos os que se deram conta do que realmente estavam discutindo. Tudo se baseava exclusivamente na paixão esportiva. Triste isso.

Enquanto o brasileiro só se interessar por política para olhar para o próprio umbigo, ou, neste caso, para o clube do coração, o Brasil vai continuar essa beleza e os poderosos seguirão deitando e rolando com nosso dinheiro.

Só para ilustrar o que estou tentando dizer, o próprio Kassab aumentou ontem o salário em 20% (de R$ 20 mil para R$ 24 mil) e o dos seus secretários, em 250% (de R$ 5.504,34 para R$ 19.294,10).

Pergunto: quantos "torcedores" mostraram a mesma indignação (ou pelo menos interesse) com essa notícia?

Que não reclamem depois...

domingo, 3 de julho de 2011

E é hoje o dia da Faxina Mental.
Joga fora tudo que te prende ao passado,
ao mundinho de coisas tristes,
fotos,
peças de roupa,
papel de bala,
ingressos de cinema,
bilhetes de viagens,
e toda aquela tranqueira que guardamos
Jogue tudo fora.
Mas, principalmente,
esvazie seu coração.
Fique pronto para a vida.

(Paulo Roberto Gaefke)

sábado, 2 de julho de 2011

Depois nada dá certo na sua vida e você não sabe o porquê!

Tem gente que quer carregar todas as bagagens do mundo...
Tem gente que é tão mala que traz todos os incidentes pra pópria vida!
Depois morre de gastrite, enxaqueca e labirintite e não sabe o porquê!
Quem é que nunca viu aquele neurótico infernizando no trabalho?
Ou aquele cara que trabalha "nas coxas" e ferra todo o resto da equipe que tem que ficar refazendo o trampo dele?
São coisinhas corriqueiras do trabalho que a gente traz pra vida da gente, mas é preciso dosar!
Algumas pessoas vivem e respiram o trabalho... Se alguma coisa dá errado lá dentro, deu errado na vida dela, e se você foi o responsável pela falha, pronto: é responsável pelas falhas do mundo!
E tem gente que usa o trabalho como campo de batalha... porque precisa provar alguma coisa pra si e pros outros.
Outro dia ouvi de uma pessoa querida "É tão, mas tão fácil você se destacar dando um pequeno passo a mais..."
E é verdade! Algumas pessoas se limitam a seguir a cartilha e perdem oportunidades de fazer coisas boas
Outras, como disse, revertem a situação e tentam "ferrar" o outro, seja cliente ou colega!
Eu tinha marcado dedetização pro meu apartamento hoje às 11:00AM
O Sujeito chegou às 10:00, me acordou e queria eliminar sua tarefa.
Um bom profissional entenderia que se o serviço estava marcado às 11:00 deveria ter um motivo.
Mas ele, preocupado com sua agenda de sábado, ficou "putinho".
Adivinha se chegou às 11:00... E digo mais, não sei se vai chegar!
Não é desmercendo o trampo do cara, mas esse vai passar o resto da vida matando barata. Sim, porque se uma coia simples que é cumprir umhorário marcado ele não consegue fazer, imagine tarefas mais complexas!
E se ele fez de pirraça, pior ainda!

Enquanto eu reclamava, o homem das baratas chegou! MEIA HORA ATRASADO... Mas isso não vai ferrar meu sábado porque eu não carrego isso pra vida!!!

Bueno... ao menos eles vieram!!!

Bom sábado a todos! Vou me hospedar num 5 estrelas hoje e correr de kart amanhã. Depois conto tudo!!!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Publico GLS

Dia 26/06/2011 ocorreu na famosa avenida paulista a 15ª Parada do Orgulho Gay de São Paulo, que reuniu mais de 4 milhões de pessoas de todas as idades e gêneros, incluindo crianças e idosos, trouxe este ano o tema “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia!”. 
A Parada Gay ou Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) é realizada desde 1997, na cidade de São Paulo.  E, devido a sua grandeza, a Parada Gay de São Paulo atraí gente de todos os cantos do País e também do exterior. Segundo dados da São Paulo Turismo, o evento é o maior responsável por ida de turistas para a capital do Estado.

O Mercado gay cresce no Brasil e há muito espaço para expansão. O chamado pink money tem atraído a atenção de empresas de diferentes segmentos. Além do já consagrado roteiro de boates, bares e saunas, a cada dia surgem novos negócios voltados aos homossexuais, incluindo loja de roupa, editora, companhia de seguro, restaurante e até mesmo um pet shop. De acordo com especialistas, é preciso investir em produtos e serviços inovadores, planejados sob medida para as necessidades e desejos do público-alvo. O atendimento também deve ser priorizado: mais sensíveis ao desrespeito do que a média da população, os consumidores homossexuais também são conhecidos por serem exigentes, fiéis às marcas e bem informados.
Pesquisas indicam que o público LGBT também costuma consumir mais que o heterossexual. Como a maioria não tem filhos, sobra mais dinheiro e tempo para gastar com artigos culturais, produtos de grife e lazer. A indústria do turismo foi uma das primeiras a perceber essa oportunidade e, não por acaso, é a mais bem preparada do Brasil para atender à demanda LGBT.

Ao contrário do que indica o anedotário popular, Campinas e Pelotas (RS) não estão entre as cidades mais escolhidas pelos casais gays para viver no País. No ranking nacional, os municípios aparecem longe das primeiras posições: Campinas está em 109.º lugar e Pelotas, em 252.º, dentre todos os municípios do Brasil. Os dados do IBGE revelam que, bem mais do que nas duas cidades, há maior concentração de homossexuais em locais como São José, Balneário Camboriú (SC), Marituba (PA), Praia Grande (SP), Niterói (RJ) e Parnamirim (RN). Essas cidades, ao lado de Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Maricá (RJ), estão entre os dez grandes municípios com mais declarações de casais gays. A capital paulista - que é conhecida por ter uma das maiores Paradas Gays do mundo - vem em 13.º lugar desse ranking.

Diga não a homofobia. E vamos todos viver em paz! =)

Bom final de semana!