domingo, 27 de fevereiro de 2011

Carbono Zero

Você já parou para pensar: se a gente não fizer nada pelo planeta, a geração futura não verá baleias, nem ursos polares e nem conhecerão as florestas?
Não é de hoje a preocupação ecológica com a redução do carbono.
Muitas empresas tem colocado atenção neste ponto e novos negócios tem surgido em função da necessidade.
O que me deu o start para falar disto foi a Empresa Carbono Zero Courrier que é uma empresa de sp que trabalha com entregas expressas de Bike!
Uma pedalada custa em média R$27 a mesma média de um serviço de motoboy com a grande vantagem de não agredir o meio ambiente e ainda ser uma prática esportiva.
Além disso a empresa tem uma preocupação grande com os bikers, todos tem carteira assinada e recebem treinamentos constantes sobre direção defensiva, meio ambiente etc.
E mensalmente eles te informam quanto carbono deixou de ser emitido com a utilização do serviço.
Vale a pena conhecer, eu uso e aprovo! (Flyer aqui)
Além deste serviço de courrier, o Posto de gasolina Ipiranga tem uma espécie de cartão fidelidade em que você abastece o seu carro e a mesma proporção que você polui eles se comprometem a neutralizar a taxa de carbono através de projetos de neutralização de CO2.
Estes projetos incluem, entre outras atividades, o plantio de árvores, que retiram o CO2 da atmosfera e devolvem oxigênio, melhorando o clima e a qualidade do ar.
Através do site da ipiranga é possivel calcular o impacto que você produz na atmosfera. Além de ter várias dicas.
Existe também uma empresa gringa preocupada com isto, a Carbono Zero.
A campanha do Carbono Zero já faz parte da política de algumas empresas, ela existe para que pessoas e indústrias possam neutralizar a emissão de gases do efeito estufa. Para melhor entender, um exemplo:
O carbono zero é um tipo de crédito, se uma empresa queima X gases do efeito estufa durante seu processo de produção, ela deverá compensar o desequilíbrio neutralizando os outros X presentes na atmosfera, é uma espécie de balança ecológica.
Este projeto já é conhecido por empresas e escolas dos Estados Unidos e Europa. É claro que é difícil chegar a uma quantidade específica de poluentes emitidos pelas indústrias, talvez seja impossível chegar a uma equação matemática, mas o importante é que a conscientização garanta o equilíbrio da Terra.

Existe também um blog que fala só disso.
Além dos clássicos:
Clickarvore - Onde é possivel plantar uma árvore com um click.
Mundo Sustentável - Com notícias e novidades sustentáveis.
Akatu - Com muitas idéias de conscientização
Recicle Carbono - Que tem uma biblioteca de idéias

O que propõe a ONU?

A Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992 (ECO 92), estabeleceu como objetivo a estabilização da emissão e concentração na atmosfera de gases de efeito estufa em níveis que tentassem impedir a perigosa interferência do resultado das atividades humanas no clima da Terra.
Em Dezembro de 1997 foi adotado o Protocolo de Kyoto, um instrumento operacional que instituiu uma série de regras para regular e controlar a emissão de gases de efeito estufa. Entrou em vigor em fevereiro de 2005, estabelecendo limites legais para as emissões dos países industrializados, definindo limites específicos e prevendo uma redução global de 5% no período de 2008 a 2012 em relação aos níveis verificados em 1990.
O Protocolo de Kyoto instituiu três instrumentos econômicos, denominados mecanismos de flexibilidade: o comércio internacional de emissões, a implementação conjunta e o mecanismo de desenvolvimento limpo. O objetivo destes mecanismos de flexibilidade é permitir que os países que têm as maiores emissões e onde os custos de redução são altos, possam cumprir suas responsabilidades investindo em projetos de redução em outros países, onde o custo dessa redução é mais baixo.

E não poderia deixar de falar do fantástico Verd.in um encurtador de links que a cada 1000 links encurtados se compromete a plantar uma árvore.

E aí? Até quando você vai achar que não é com você? Ou que não tem nada que você possa fazer?
Acorda!

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Arte, Literatura e o que mais vier na telha

Eu não sabia exatamente sobre o que escrever... não que isso faça muita diferença, mas sempre há algo interessante.
"Não que isso faça alguma diferença!"
Essa frase virou jargão no hotel depois que eu contei trechos de "O Estrangeiro" de Albert Camus.
O personagem principal começa a sair com uma garota... é legal, eles se curtem e tals, rola o que tem que rolar, daí num dado momento ela pergunta "Você me ama?"
E ele responde "Não que isso faça alguma diferença, mas acho que não!"
Este livro e o Conde de Monte Cristo fizeram com que eu revisse meus pré-conceitos de "não gosto de romances" - leia-se romance = estorinhas de mentirinha...
O livro, por mais que eu saiba que a coisa não aconteceu, me dá coisas, perturba mas faz sentido... porque pode haver pessoas assim. Estão erradas?
Não. É ponto de vista!
Mas choca. Tudo o que foge do senso comum choca!
E acho que esse conceito se aplica à arte também!
Qual o critério usado pra classificar algo como arte?
uma criança de 5 anos é classificada como artista e suas telas são vendidas por verdadeiras fortunas... não lembro onde li isso, mas lembro que vi na foto a criança com as mãos todas lambuzadas de tinta e as telas que pareciam ter sido bombardeadas por um time de paintball.
Romero Britto cria um Smile com braços e aplica mais cores e vira a coqueluche do momento. Comercial, relativamene fácil de se copiar, mas é arte... ok! Assim dizem!
E o cara que criou o Smile? É considerado um artista?
Estou levantando estas questões as nem eu mesma tenho as respostas. Contradigo-me o tempo todo! Acho que a pintura é o mais difícil de classificar!
Teatro e música eu não questiono muito. Mas será que deveria?
Estando de acordo ou não com aquilo que eu considero de bom gosto, o cara aprendeu a ler as notas musicais e traduzir sua visão de mundo através delas. Vejam vem, eu estou falando daqueles que FAZEM música, não dos adolescentezinhos que aprenderam a tocar Nirvana e só tocam isso E Extreme sentados nas calçadas das vilas! Em tempo: adoro Extreme!
E o teatro, nem me fale! Sair da realidade por um instante e se dar a chance de entrar num universo lúdico, totalmente à parte, é algo que considero lindo! Trazer isso a publico é mais lindo ainda!
Mas e o Clodovil? Vocês lembram quando o finado colocou cinta liga e salto alto e lançou uma peça?
Arte? Faça-me o favor!

Aí eu volto um pouco pra filosofia... a tendência do ser humano é buscar um sentido para a vida. Então os que tem suas religiosidades, encontram suas bases ali...

Opa, perdi o fio da meada... graças ao jornal que exibiu a entrevista de uma mulher no foco da dengue que dizia algo em torno da água que estava "cheia de MICÓBRIO"
MICÓBRIO DE QUÊ??? Ai... divaguei! Tô tão lerda hoje!

Aiai... Eu falava que o sentido da vida...

Se você considerar que a vida acaba, e pautar a sua vida, ou seja, o processo, no resultado que quer obter ao final, tá perdido! Se lá no fim não houver nada, já era, dançou!
Então tem gente que procura na arte, respostas para o terror da existência!
Porque eles tem medo de existir pra nada!
Mas se voltarmos lá em cima "Não que isso faça alguma diferença"

Católico, evangélico, budista ou ateu, tenho lá minhas convicções de que estamos todos no mesmo barco... e que realmente não faz a menoooor diferença!

Mas os artistas seguem tentando explicar o mundo através de linguagens não verbais.
Será que é isso ou será que eu já estou com sono!
Acho que é o item dois...

Normalmente consigo conduzir melhor um pensamento, mas hoje, trabalhando em meio a britadeiras e lixadeiras... acho que meus neurônios estão meio debilitados!

Amanhã é mais um dia! Não que isso faça alguma diferença mas eu vou trabalhar!!!

E se algum artista ou intelectual da área estiver lendo isto, não se ofenda! E ignorância pura! Ajuda a gente aí!
De repente eu sou uma artista aí e não sei!

Então, bom final de semana a todos e que a gente se questione sempre mais!

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Bandas e Blocos de Rua - São Paulo

Já começa este final de semana os desfiles dos blocos e bandas de rua, em São Paulo.
Surgidos na década de 70, as bandas e blocos estão cada vez mais organizados e bem estruturados, e nunca deixam de marcar presença no Carnaval de São Paulo, do Tremenbé ao Butantã, passando pela Consolação, Bela Vista, Bixiga, Barra Funda Santana e Cambuci, bandas e blocos prometem levar ao público alegria e muita animação com as tradicionais marchinhas de Carnaval. A folia de rua é um evento totalmente gratuito.
Tendo como combustível a alegria e a descontração, sem padrões rígidos de desfiles, os mais importantes bandas e blocos de rua são filiados à Associação das Bandas Carnavalescas de São Paulo (Abasp), entidade que, com a Prefeitura de São Paulo e a São Paulo Turismo (SPTuris), congrega os eventos oficiais de carnaval nas ruas da cidade. Também são parceiros do evento órgãos públicos como CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Civil e Guarda Civil Metropolitana. Tudo para garantir a diversão dos foliões.

Abaixo, programação completa com roteiro e datas de saídas das bandas e blocos da Abasp:

BANDA BANTANTÃ
Área: Bairro do Butantã (região Oeste, imediações da USP)
Data do Desfile: 25 de fevereiro, 6ª feira
Horário do Desfile: 21h
Concentração: às 16h, na Av. Waldemar Ferreira e R. Desembargador Armando Fairbanks.
Roteiro: R. Desembargador Armando Fairbanks, Av. Vital Brasil, R. Estevão Lopes, R. Gaspar Moreira, Praça Monte Castelo, R. Romão Gomes e Av. Lopes, Rua Gaspar Moreira, Praça Monte Castelo, R. Romão Gomes e volta para a tradicional Av. Waldemar Ferreira (Farão 3 vezes o mesmo percurso).

BLOCO DA RESSACA
Área: Bairro do Cambuci
Data do Desfile: 26 de fevereiro, Sábado
Local e horário da Concentração: às 14h, no Largo do Cambuci.
Horário do Desfile: 16h30
Roteiro: Largo do Cambuci, Rua Luiz Gama, Rua Cesário Ramalho, Rua dos Alpes, Rua Gerônimo de Albuquerque, Rua Barão de Jaguará, Rua Silveira da Motta, Rua Justo Azambuja, Rua Lavapés e Largo do Cambuci .

BLOCO CLASSE A
Área: Bairro da Barra Funda
Data do Desfile: 26 de fevereiro, Sábado
Horário do Desfile: 15h
Concentração: às 12h, na Rua Souza Lima, 295.
Roteiro: Rua Souza Lima, Rua Barra Funda, Rua Eduardo Prado, Praça Marechal Deodoro, Rua General Olímpio da Silveira, Rua Mário de Andrade, Rua Lopes Chaves, Rua Camaragibe, Rua João de Barros, Rua Brigadeiro Galvão, Rua Conselheiro Brotero, Rua Barra Funda e Rua Souza Lima.

BANDA GRONERS
Área: Bairro Tremembé
Data do Desfile: 27 de fevereiro, Domingo
Horário do Desfile: 16h
Concentração: às 13h, na Rua Dr. Saturnino Vilalva ao lado da Praça Lions Club.
Roteiro: Rua Dr. Saturnino Vilalba, Rua Mártires Armênios, Rua Georgi Michel Atlas, Rua Alcindo Bueno de Assis e Rua Lavinia Pacheco e Silva.


BANDA REDONDA
Área: Bairro da Consolação
Data do Desfile: 28 de fevereiro, 2ª feira
Horário do Desfile: 21h
Concentração: às 19h, na Rua Theodoro Baima com Rua da Consolação e Av. Ipiranga.
Roteiro: Rua Theodoro Baima, Rua da Consolação, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandu, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República e Rua Theodoro Baima

BANDA DO CANDINHO
Área: Bairro da Bela Vista/ Bixiga - Centro
Data do Desfile: 2 de março, 4ª feira
Horário do Desfile: 21h
Concentração: às 17h, na Rua Santo Antônio com Rua 13 de Maio/ Bixiga
Roteiro: Rua Santo Antônio, Rua Martinho Prado, Rua Martins Fontes, Rua da Consolação, Rua Xavier de Toledo, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Largo do Paissandú, Av. São João, Av. Ipiranga, Praça da República, Av. São Luiz, Viaduto 9 de Julho, Rua Santo Antônio até esquina da Rua 13 de Maio.

BLOCO UMES CARAS PINTADAS
Área: Bairro da Bela Vista/ Bixiga
Data do Desfile: 3 de março, 5ª feira
Horário do Desfile: 19h
Concentração: às 17h, na Rua Rui Barbosa, 323.
Roteiro: Rui Barbosa, Rua Santo Antonio, Rua 13 de Maio, Viaduto Armandinho do Bixiga e Rui Barbosa.

BANDA DO TREM ELÉTRICO
Área: Bairro da Consolação - Centro
Data do Desfile: 4 de março, 6ª feira
Horário do Desfile: 21h
Concentração: às 19h, na Rua Augusta com Rua Luiz Coelho, Estação Consolação do Metrô.
Roteiro: Rua Augusta, Rua Martins Fontes, Rua Xavier de Toledo e Praça Ramos de Azevedo-Teatro Municipal, depois tem ônibus para o pessoal ir para a quadra dos metroviários no Tatuapé.

BANDA GRANDE FAMÍLIA
Área: Bairro Santana - Zona Norte
Data do Desfile: 19 de fevereiro, Sábado
Concentração: às 12h, na Rua Lucas de Freitas Azevedo (entre a Av. Ataliba Leonel e Av. Luis Dumont Villares).
Horário do Desfile: 18h
Roteiro: Rua Lucas de Freitas Azevedo, Rua Estefânia Louro, Praça Renato de Araújo Salgado, Av. Luis Dumont Villares, Rua Francisco Lippi, Av. General Ataliba Leonel, Rua Lucas de Freitas Azevedo.

Pholia na Luz 2011 (ABBC)
Comemorando 21 anos de Pholia, o pré-carnaval oficial da cidade de São Paulo, a ABBC traz a festa de volta para a rua, realizando nos dias 26 e 27 de fevereiro o Desfile de Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, com a participação de 12 agremiações (10.000 foliões), num percurso pré-determinado entre a Estação da Luz e o Jardim da Luz, com arquibancadas, camarotes e infraestrutura com banheiros, posto médico, pontos de alimentação e policiamento. Um espetáculo totalmente gratuito para paulistanos de todas as idades.
O Pholia na Luz é parte do Projeto Carnacentro, que pretende resgatar o verdadeiro espírito do carnaval popular, trazendo de volta ao centro da cidade uma das maiores festas populares com uma extensa programação cultural ao longo dos meses de janeiro e fevereiro. Serão exposições, mostras fotográficas e cinematográficas, festas, além do esperado desfile.
Veja a programação completa em www.carnacentro.com.br.

Veja a relação de Blocos e Bandas participantes do Pholia na Luz 2011:
Bloco A Bruxa tá Solta
Participa pelo sexto ano consecutivo. É formado por moradores dos bairros de Santana/Tucuruvi e tem a sua origem ligada ao time de futebol de salão “Magia Futsal ZN”. Realiza seus ensaios todos os sábados, a partir das 16h, na Escola de Samba Passo de Ouro, que fica na Avenida Luiz Dumont Villares.
Presidente: Eduardo de Amorim
Tel.: 2951-6415/9112-3110
Site: www.abruxatasolta.com.br

Carnaval da Comunidade Boliviana
Participa do pré-carnaval há cinco anos. É formado pelas principais fraternidades da colônia boliviana de São Paulo. Apresenta-se como no carnaval da Bolívia, com suas tradicionais indumentárias e máscaras.
Responsável: Dra. Ruth Camacho
Tel.: 2973-5452/9931-1530

Escola de Samba Unidos do Abaeté (Fundação 25/01/2002)
Participará pelo 6º ano consecutivo e é integrada por moradores do Jardim Elisa Maria, Jardim dos Francos e Parque Tietê. Tem como principal objetivo resgatar a cultura e o lazer dentro das comunidades.
Presidente: Marcos Antonio Freire (Marquinhos)
Tel.: 3156.4877/8217-8509

Bloco Med Pholia
Participará pela sétima vez do evento. É formado pelos estudantes de Medicina da USP e agrega entre seus componentes alunos da Fisioterapia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional e Enfermagem. Sua bateria é de responsabilidade da Atlética da Medicina.
Responsável: Rafael da Silva Giannasi Severino
Tel.: 3082-8775/1203-8672

Bloco Unidos Venceremos
Participa pelo terceiro ano no Pholia, e é formado por moradores do Bairro da Pompéia. O Bloco foi batizado pela Escola de Samba Nenê de Vila Matilde. Ensaia aos domingos às 18h no Parque Villa Lobos.
Responsáveis: Gabriel de Toledo e José Eduardo Reis
Tel: 2309-7409/9834-1934

Associação Cultural Bloco Carnavalesco Inajar de Souza
Escola fundada em 2/1/2005, fez sua estréia no Pholia em 2006. Formado por simpatizantes do time de futebol Inajar de Souza e a comunidade da Divineia, vem para o Pholia com 800 integrantes e bateria própria com 80 ritmistas.
Responsáveis: Kátia Lúcia de Oliveira e Paulo Henrique M. Silva
Tel.: 3936.6078/8154-6401/95993083 – recados

Grêmio Recreativo Educacional e Social Quilombo
Participa pelo quarto ano consecutivo do Pholia, e é formada por sambistas e amigos da comunidade da Zona Sul. Suas cores (verde e branco), bem como seu símbolo, reverenciam a Escola de Samba Império Serrano.
Presidente: João Sampaio
Tel.: 8395-7510/2276.0182
Site: www.gresquilombo.com.br

Bloco Unidos da Melhor Idade
Participa do Pholia desde 1996 (15 anos) e é formado principalmente por foliões da Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade. Este ano, irá homenagear a Velha Guarda do Carnaval Paulistano, tendo no comando da bateria o mestre Zuza ( Escola de Samba Vai-Vai). Todos os integrantes têm idade entre 50 e 70 anos.
Responsável: Odette Moralez
Tel.: 3801-1497/9516-8004

Associação Bloco Carnavalesco Navio Negreiro
Desfila pelo terceiro ano no Pholia, e é formado por amigos e sambistas da Vila Carolina, Zona Norte, muitos dos quais integrantes da saudosa Portelinha.
Presidente: Luis Carlos Peri
Tel.: 7428-9771/3991-0201
Site: www.asnavionegreiro.com

Bloco Caranguejo Metoloco
Participa pela segunda vez no Pholia. Formado por estudantes e amigos da Faculdade de Comunicação Metodista.
Responsáveis: Fernando Ribeiro e Daniella Sevilha
Tel.: 9629-7067

G.R.C.E.S. Escola de Samba Raízes de Vila Prudente
Formado pela comunidade de Sambistas da Vila Prudente, desfila pela primeira vez no Pholia. Vem com o enredo: "Marco Consagrado", sobre o Marco Zero.
Presidente: Ademir Xavier da Silva
Tel.: 2619.1251 e 7590.6717 (Liege)

Bloco Filhos da Mamãiss
Fundado em 2003 por Meirinha e Kaneco (Paulo Muniz) Foi batizado pela Escola de Samba Nenê de Vila Matilde, em 2007.
Tel.: 3815-8456/9905-1219/9533-6247

DESFILE - PHOLIA NA LUZ 2011

SÁBADO 26/2/2011
15h Comunidade Boliviana
15h30 Bloco Med Pholia
16h20 Bloco Unidos do Abaeté
17h Bloco A Bruxa tá Solta
18h Bloco Unidos Venceremos
19h Bloco Carnavalesco Inajar de Souza
20h Monalisa

DOMINGO 27/2/2011
15h Bloco Filhos de Mamãiss
15h45 Bloco Navio Negreiro
16h45 Escola de Samba Quilombo
17h45 Bloco Unidos da Melhor Idade
18h45 Bloco do Caranguejo Metoloco
20h00 Encerramento

Bpom final de semana e boa diversão!!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Coulrofobia

A culpa toda é do Bozo, aquele ser gigantesco com sua pele pálida e sua boca toda borrada de sangue(batom é o caral**)... Será que ele achou que me enganava?
Depois de puxar o tapete do monstrengo do babado a lá Heloisa Helena, a velha Vovó Mafalda continuou seu legado, com aquele narigão vermelho e sua rizada maléfica nas minhas manhãs infantis em que eu sempre acordava sozinha em casa porque minha mama saia cedo para levar minhas irmãs mais velhas à escola. A filha duma puta sempre dava ênfase à quadrilha da perua dos palhaços que roubavam os rins das crianças.

Palhaços me irritam profundamente. Seja no semáforo da Henrique Schaumman com a Rebouças (e olha que nem tenho carro, vejo tudo do buz), ou seja aqueles tiozinho que sempre ficam na passarela do Shopping Eldorado vendendo aquelas porras de marionetes que mostram a língua.

Porra, será que realmente é necessário se vestir como um palhaço para vender um palhaço?
Por acaso o sorveteiro se veste de picolé gigante de grosélia, ou o tio do milho verde se veste de sabugão numa roupa verde para vender a merda do milho????

Eu como de qualquer jeito, não precisa usar de força psicológica comigo, e nem tentar me intimidar com aquela aparência mórbida e suas roupas de mulambo.

Portanto querido palhaço, faça o favor de desfilar em outro picadeiro... não gosto de você, não vejo graça em você e você me assusta. Não apareça em meus sonhos.

Obrigado.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

E lá vamos nós!

Quando você pensa em viajar, a primeira coisa que você precisa fazer é definir qual será o seu destino.Uma vez definido, é interessante montar um roteiro.Atualmente o que vemos nessas operadoras de turismo de massa são pacotes oferecidos para que a pessoa passe uma semana em determinado destino. Eu particularmente acho que poucos lugares devem ser visitados por uma semana.Sempre que puder, as pessoas devem fugir fos tais "pacotinhos" e desbravar outros destinos próximos.
Depois de definido o roteiro, temos que procurar alternativas de transporte/hospedagem que caibam no nosso bolso.Sim, para mim o senho vem primeiro, deposia realidade.Não adianta ter US$ 3.000,00 para gastar numa viagem e na~osaber pra onde ir.Tenha primeiro o desejo de ir à algum lugar, e depois arrume meios de ir ao tal lugar.
A minha viagem está sendo assim: Quero conhecer Machu Picchu.Ah, legal, quanto custa? Hum... se eu mudar isso, ficar menos dias aqui, mas um dia ali, pegar tal vôo com conexão...hum...bom!
As passagens estão emitidas, digo que foram uma pechincha.Para se ter idéia, estou pagando mais barato na promoção da cia aérea do que eu pagaria se fosse de "tarifa agente", a tarifa com um (bom) desconto que temos direito de utilizar.
Agora estamos na fase dos hotéis.Escolhemos ficar em hotéis da rede SONESTA www.sonesta.com. São hotéis de categoria turística, mas bem localizados e muito agradáveis.
Em Águas Calientes ficaremos no EL MAPI- www.elmapihotel.com - que parece ser simples e bastante agradável.
Já em Santiago pensamos em ficar em um albergue.Isso se eu não conseguir nenhum super desconto ou algo do tipo.

O próximo passo é saber como vamos utilizar nosso tempo lá.Parece muito, mas não é!Passaremos por muitas cidades, e temos que visitar o que é mais importante, pois não sei quando voltarei ao Perú!

beijos

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

O príncipe vai casar. Who cares?

Na correria dos últimos dias, passo rapidamente para perguntar a todos o que estão achando desse monte de aparição na mídia do tal príncipel inglês William, que em breve vai se casar com a plebeia Kate Middleton.

Ok. Para os britânicos isso pode ter lá sua importância.

Mas e no Brasil?

Por que as emissoras de tv gastam seu precioso (e caro) tempo falando tanto sobre o anel, a festa, o vestido e sei lá mais o quê da cerimônia de casamento.

Em que isso muda nossa vida?

Ou sou eu que ando mal humorado demais ultimamente?

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Achei um livro!

Sexta, 16h30

Estava no Centro, mais especificamente próximo a estação Republica do Metrô (linha vermelha). Mesmo cansada eu não podia voltar para casa, pois eu moro longe e as 18h eu tinha uma reunião marcada bem naquela região

Não sei se todos sabem, mas no dia 25 de janeiro (aniversário de São Paulo) a Biblioteca Mario de Andrade foi reaberta. Após 3 anos de restauro e modernização, o prédio projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon voltou a funcionar normalmente.

A Biblioteca aos sábados fecha as 17h, portanto eu tinha somente 30min para chegar lá, passear e conhecer um pouco do seu acervo. Nesses 30min consegui visualizar os livros da seção Circulante. Eles estão disponíveis ao publico para leitura e empréstimo.

Na saída, próximo a chapelaria havia uma estante com vários livros. Todos haviam na sua capa uma etiqueta com a seguinte frase: " Não estou perdido ... Sou livre! Para saber mais, abra e leia"

Na segunda folha havia o endereço do site BookCrossing.

Tá, e daí? Cadê a menina que morre no final?

A BookCrossing é a biblioteca do mundo.
Você tem um livro e gostaria de dar uma "vida" a ele. Gostaria que varias pessoas tivesse o mesmo prazer que você teve em se emocionar, refletir, aprender, etc ... Sendo assim você o "larga" em algum lugar, mas mesmo depois de ter largado, gostaria de saber por onde ele anda. Quem são as pessoas que o encontraram.

O site funciona como um rastreador. Você etiqueta o livro, você coloca um código que serve para esse rastreamento e depois compartilha. Faz ele seguir viagem.
Quando alguma pessoa encontra-lo ela pode entrar no site, colocar o código, e conhecer um pouco da sua história.

Eu peguei um livro chamado " Atlas de Literatura Española" de J.M. Blecua Perdices
É um livro em espanhol que conta um histórico sobre todos os autores da Espanha, separados por décadas. Ele não teve nenhuma história ainda. Essa é a sua primeira viagem.

Uau, adorei! E agora, como eu encontro um livro?

Uma das formas é você ir até a estante que há próxima a chapelaria da Biblioteca Mario de Andrade. Ou ter sorte de achar algum em um banco de praça.

Outra forma é ajudar com que essa circulação cresça. Olhe a sua estante e veja aquele livro que você consegue se desprender. Que faça valer a pena para outras pessoas.

Compartilhar emoções. É isso que eu consigo, por hora, ver sobre esse ato.

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Porque eu cozinho?

Gastronomia, ou seria Alquimia? Um prazer para ser sentido. Um prazer que desperta os sentidos... A Gastronomia para mim é uma arte, misturar temperos, ingredientes, combinar sabor+odor+visual+elementos de nutrição. Acho que por ver as cozinhas desta forma, sou um bocado crítica. Acho que quando se descobre o "como-se-faz" você vê a comida por outro ângulo, você sabe o que foi exatamente que faltou, ou que sobrou...
(Assim diria o meu álbum gastronômico no facebook)


Cozinho por que me dá prazer ver o efeito que um belo prato pode causar em um ser humano. Cozinho porque quando você não tem nada na geladeira é que você cria os melhores pratos.
Por que quando vejo o prato montado, mais me parece obra de arte.
Comida é uma coisa linda,  e se a gente for parar pra pensar no por que dos alimentos serem tão atrativos, dá papo pra filosofia de padoca... É através dos alimentos que a gente sobrevive, não é?
Então nada mais perfeito do que os alimentos serem algo que nos desperta interesse, pelas cores, pelos aromas, pelas formas. :)
Já pensou se tudo tivesse cara de lentilha? Aquela coisa marrom, sem cheiro, sem graça.
Certamente não aguçaria os sentidos, os desejos...
Cozinhar tem muito de alquimia. É mágico!
Já reparou que assim como os feitiços e poções, os pratos tem receitas?

É quase impossível descrever como é este prazer, acho que só comparando.
Sabe quando você está com muita sede e bebe água? Ou quando está com muita fome e come?
Ou quando está morrendo de desejo de alguma coisa e mata a vontade?
Comigo cozinhar tem esse sabor, me dá este prazer.
Gastronomia é algo que me deixa com tesão, sabe quando você vibra por ter que fazer algo? A gastronomia tem este papel na minha vida.

O cinema já retratou esta arte, alguns que eu vi, gostei e recomendo:
Vatel - Os grandes banquetes de antigamente
- Estômago - Como um cozinheiro revolucionou a comida em um presídio
- Sideways entre umas e outras - E seus vinhos
- O tempero da vida - Como um tempero pode influenciar a maneira como as pessoas se tratam?
- A moda da casa -
- Simplesmente irresistível - O humor afetando um bom prato
- Simplesmente Martha - o filme que deu origem ao "sem reservas" só que muito melhor
- O sabor da magia - Cada especiaria tem um propósito, e para cada pessoa existe uma especiaria especial...
- Julie & Julia - 365 dias -> 524 receitas

Se quiser ver o trailer, basta clickar no título do filme.

Bom apetite!

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Cineminha sexta noite... Cisne no brejo!

A gente tem mania de rankear tudo, né?
As vezes tenho vontade de colocar em rankins as perguntas mais idiotas, ou as pessoas mais idiotas...
Hoje terei a pachorra de colocar em primeiro lugar dos mais idiotas uma pessoa relativamente conhecida: Eu.
Eu devo ter um QI muito abaixo da meta ou um gosto muito duvidos, ou os dois.
Os índices do Oscar e os meus amigos disseram que o Cisne negro era um filme fabuloso e eu, seguindo suas orientações e as melhores recomendações, enfrentei uma fila de sexta-feira com direito a chuva de gelo pra, cheia de expectativa, assistir ao filme.
Não li nada a respeito. Só sabia da história porque um amigo havia dito que figura travava uma batalha psicológica com ela mesma pra interpretar o personagem.
Após quase duas horas de tédio, eis que chega o fim! E eu esperava um final surpreendente, algo que compensasse todo aquele tédio.
A menina se mata no final a nada se explica.
Me senti na ilha de Lost.
Soltei um sonoro "que bosta" ao acenderem-se as luzes e parece que uma boa parte dos tão idiotas quanto eu, concordaram.
E ainda tenho que ouvir "A fotografia é ótima"
Pô, se eu quiser ver fotografia, eu olho meu álbum de casamento!
Eu quero é me distrair!
Desafio do dia:
Deixa pra lá, vai...
Vai que alguém que entendeu o filme, está lendo isto aqui!
Bom final de semana!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Redes Sociais

A Lista é extensa, até assusta. Já tinha visto que havia muita rede social no mundo através do Me Adiciona também... Posso dizer claramente que não conheço nem 1/12 do que está ai nesta lista.
Aqui tem a lista dos mais usados com o link e a descrição. Vale a pena ver!
Segundo o Wikipédia: "Uma rede social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que partilham valores e objetivos comuns."

Existem diversos tipos de redes sociais: redes de relacionamentos (facebook, orkut, myspace, twitter...), redes profissionais (linkedin, Via6...), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, dentre outras. Um ponto em comum dentre os diversos tipos de rede social é o compartilhamento de informações, conhecimentos, interesses e esforços em busca de objetivos comuns. Alguns cuidados devem ser tomados na hora de montar sua rede social, pois as redes sociais são cada vez mais usadas por empresas para analisar candidatos.

olha q interessante este mapa de redes sociais mais utilizadas no mundo em Dezembro/2010:

Brasil é o 5º país no ranking de uso de redes sociais na internet. Uma Pesquisa recente realizada em Fevereiro/2011, feita com 252 participantes das principais regiões do país, mostra quais são as redes sociais mais usadas no Brasil:
Orkut é a rede social que apresenta maior número de cadastramento com 69,0%. LinkedIn (quem diria!) aparece em segundo lugar com 64,7% totalizando uma diferença de aproximadamente 4,3% entre as duas.
Facebook aparece em terceiro lugar na pesquisa com 64,3% e diferença observada para o LinkedIn é apenas de 0,4%. Twitter tem um acesso considerável com 55,2% seguido do YouTube com 48,0%.
Google Groups é acessado por 35,7% dos entrevistados, Yahoo Groups por 31,3% e Live 31,0%.
19,4% dos entrevistados estão cadastrados no Blogger ,16,3% na rede social Myspace .
14,7% na rede Flickr e 11,1% na WordPress.
A Rede Hi5 recebe o cadastro de 7,5% que junto com a Via6 com 5,6% são as redes com menor índice de cadastrados.
Finalizando, 12% dos entrevistados possuem cadastro em outras redes não listadas acima.
Bom final de semana!

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

As 10 redes sociais mais estranhas da web

Em relação a redes sociais, há muito mais nesse universo do que o site Facebook, Twitter e Orkut. O Huffington Post fez uma lista para lá de divertida com dez das redes sociais mais estranhas, ou por que não criativas, da web. Confira:

REMcloud
Gosta de compartilhar seus sonhos e ficar por dentro do que seus amigos também andam sonhando por aí? A REMcloud é o local ideal para isso.

Myrl.com
A rede social integra avatares de usuários de vários mundos virtuais, como Second Life, Entropia e WeeWorld, e permite a fãs de games fazer buscas em diversas plataformas e se conectar com outros avatares.

Fubar
Consegue imaginar um pub virtual? Ele já existe. No Fubar, dedicado a usuários acima de 18 anos, seus membros podem enviar drinques virtuais e ganhar ‘fuBucks’, a moeda do site, de acordo com suas interações. Mas e a cerveja do mundo real, como fica?

Lost Zombies
Segundo os criadores da Lost Zombies, o site é “uma rede social baseada em zumbis cujo o objetivo é criar coletivamente um filme sobre os monstros”.

Line For Heaven
Quer garantir sua ida para o céu? Visite então a Line for Heaven, uma rede social dedicada a quem quer um futuro tranquilo. Seus usuários adquirem pontos de ‘karma’, baseados em suas interações com os demais. A cada sete dias, os internautas com mais pontos ganham o título de anjos. Quer tentar?

aSmallworld
Esta rede social privada é para poucos. Mais precisamente para celebridades de Hollywood, modelos, profissionais do mercado financeiro e para a aristocracia europeia. O que acontece por lá? Não me pergunte.

Spiritual Community
A Spiritual Community alega ser uma rede social para médiuns e aqueles interessados no mundo paranormal.

Respectance.com
A Respectance.com é o lugar para aqueles que querem homenagear seus parentes que já faleceram. Os membros da rede colaboram entre si para criar memoriais online, onde amigos e familiares podem fazer o upload de fotos e textos.

HAMSTERster
Para quem não cabe em si de orgulho de seu querido hamster.

Ravelry
Gosta de crochê, tricô e afins? A Ravelry é o lugar ideal para você trocar dicas de criação, costura e projetos, além de conhecer o trabalho de outras pessoas. A rede social conta com 1,1 milhão de usuários.

Amanhã tem redes sociais mais usadas... =)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Eu também mereço!

Gentem, tô feliz pra caramba!
Eu e a Renata, my sister, vamos fazer uam viagem muito bacana em abril!Sempre tive vontade de conhecer Machu Picchu, mas esse nunca foi o destino que eu queria ir logo.Machu Picchu era uma viagem que eu iria fazer daqui uns anos, quando meus filhos tivessem uns 15 anos (nem projeto de ter um filho eu tenho ainda...).
Enfim, surgiu a oportunidade!

Segue nosso roteiro:

02 abril Partiremos de SP com destino à Lima
03 abril Lima/Arequipa
04 abril Arequipa/Puno
05 abril Puno
06 abril Puno/Cuzco
07 abril Cusco
08 abril Cuzco
09 abril Cuzco/Valle Sagrado
10 abril Valle Sagrado/Águas Calientes
11 abrl Águas Calientes/Cuzco
12 abril Cuzco/Lima
13 abril Lima/Santiago
14 abril Santiago
15 abril Santiago/SP

Lembrando que é possível embarcar com documento de RG com emissão atual e em perfeito estado de conservação, ou passaporte válido.
É necessário tomar a vacina contra febre amarela, com no mínimo 10 dias de antecedencia do embarque, período esse de incubação.

Vou postando toda quarta-feira como andam nossos preparativos.

beijos!

domingo, 13 de fevereiro de 2011

Pod o quê?

Eu sou até suspeita para falar do assunto, já que sou uma apaixonada pelos ditos Podcasts.

E o que é podcast?
O pessoal do Metacast criou um podcast para explicar o que é este tipo de mídia.
E foram eles que me mostraram algumas das definições que hoje, apresento para vocês.

Segundo o Uol:
"Podcast é programa de rádio ou arquivo de áudio distribuído pela Web em sistema de transmissão online que permite a um ouvinte cadastrado receber uma nova edição ao se conectar à Web, sem que ele tenha de visitar a todo o momento o site em que esse programa é produzido. O podcast pode ser ouvido no próprio computador e em qualquer outro tocador de MP3."

Segundo o Metacast:
A origem da palavra vem de broadcasting que é a um maneira de transmissão e o pod do formato que pelo que dizem por aí vem do tocador ipod que impulsionou a mídia.
Ou seja é um tipo de casting (transmissão) que você recebe no seu computador e permite que você ouça no seu tocador de MP3.
A grande diferença entre um programa de rádio é que você pode ouvir a hora que você quer, pode dar pausa, repetir, etc.
E você pode colocar vários tipos de mídia, vídeo, audio, texto, imagens...
É mais parecido com uma revista pela internet que pode ser encontrada de várias formas, ouvir no site, assinar o feed, baixar os episódios no site...

Do que você precisa para assinar o podcast? Um tocador de músicas tipo iTunes.

Eu acho podcasts formatos muito úteis, eu consigo ouvir notícias, variedades, interesses gerais no caminho para o trabalho, para a faculdade, na hora do almoço...

Agora vamos ao que interessa. As dicas de podcasts bacanas:

Se você quer entender mais sobre o que é podcast ou até mesmo criar o seu, o Metacast:
http://metacast.info/

Se você quer saber de notícias, variedades, etc:
Os da rádio Eldorado (Aqui você vai encontrar coisas legais sobre literatura como o letras e leituras, além de gastronomia como o ao pé da mesa e o tira gosto):
http://www.territorioeldorado.limao.com.br/podcasts/
Os da CBN - Aqui você vai encontrar as principais notícias do brasil e coisas como o cesta de música (que eu estou ouvindo agora - uma entrevista com a Badi Assad)e o no divã do Gikovate que fala de psicanálise e dos principais problemas psicológicos do ser humano de hoje:
http://cbn.globoradio.globo.com/servicos/podcast/NOME.htm

Dicas de português? Na folha:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/podcasts/thaisnicoleti/noticias-2.shtml

Literatura? Alma da palavra:
http://almadapalavra.vocepod.com/

Mac? Meu mac podcast:
http://meumac.com.br/blog/

Pra dar risada? Podcumê do blog cumê camão:
http://cumecamao.com.br/

Para encontrar outro podcast e enviar a sua dica?
http://www.apple.com/itunes/podcasts/
http://podcast.com/
http://www.premiopodcast.com.br/
http://www.podbr.com/
http://oglobo.globo.com/podcasting/
http://brasilpodcast.com/web/

Divirta-se!

Na próxima semana: Por que eu cozinho?

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Vida Louca Vida...

Estou às pressas para sair para comemorar aquilo que meus amigos me fizeram crer que é 50% minha festa de aniversário, então não tenho muita idéia de tema!
Esta semana foi cheia de incidentes que eu não sei classificar, como:
O cara chega ao hotel, vê que está tudo cheio de tapume, cheiro de tinta, pedreiros pra cima e pra baixo, barulho de britadeira... dá um sorriso simpático e pergunta:
- É reforma?
"Meu... você é burro ou não tem o que falar? Claro que não é reforma! É tua mãe fazendo caridade!"
E não é um, são uns cinco por dia!
São coisas assim que me fazem odiar as pessoas!
Não tem problema falar besteira, mas fale uma besteira inteligente então!
Este tem sido um elemento constante na minha rotina ultimamente.
Até pensei em fazer um ranking das perguntas mais idiotas que tenho escutado!
Do tipo:
- Senhor, sua reunião é lá embaixo
Ao que o cara me pergunta:
- Eu desço então?
"Não... Não desce... senta ali no chafariz e fica olhando o tempo passar... vai pra cracolândia fumar uma pedrinha e ver se queima o que te resta de neurônios aleijados" - penso, e respondo
- Sim senhor - com um sorriso lânguido e gentil!

Outro elemento que tem estado presente na minha vida é o livro do Lobão - 50 anos a Mil.
A fila desta vez não vai se frustrar com meu ritmo, pois tenho devorado cada gota de história desta existência fabulosa!
E daí eu me pegunto "por que fabulosa?"
Não sei. Sempre admirei a figura dele sem conhecer muito bem.
Minha fase pseudointelectual do rock passou sem muita intensidade, então eu nunca fui neurótica pra saber da vida dos artistas, etc e tal.
Mas conforme a história vai se desenrolando, eu me vejo dentro do contexto histórico.
Lembro de quando meus pais me contaram da prisão, em 86.
Eu tinha 4 anos e ficava enfurecida quando meus pais paravam pra ver o jornal e não me favam atenção e ainda me mandavam ficar quieta.
Eles tinham uma TV preta-e-branca com bombril na ponta da antena e lateral que imitava cerejeira.
A TV ficava no quarto, e eles não tinham cama. Era um colchão, uma estante, um guarda-roupas e a TV e eles tinham os olhos estatelados quando eu entrei no quarto com a Gêda (minha boneca de pano) pedindo sua atenção.
- Shhhhh (com o indicador sobre os lábios)
- Tá,tá,tá... o jornal, já sei, que saco!
Então os dois me olharam e disseram
- O Lobão foi preso. Preso! - E meu pai ainda fazia as grades com os dedos! Sabe quando você imita um jogo da velha com os dedos indicador e médio das duas mãos.
Parei, sentei e comecei a olhar pra TV sem entender nada do que eles diziam, mas pensava "Nossa, o Lobão... tão bonito..." - sim, todas as mulheres da minha família tinham tara pelo Lobão! Certas coisas são inexplicáveis! Isso me marcou!
Mas nunca fui muito de seguí-lo. Entretanto, tudo o que ele apresentou até hoje me pareceu no mínimo interessante! Coerente também!
E conforme vou lendo o livro, vou me identificando tanto com a história quanto com aquela figura tão... ele mesmo!

Então, minha recomendação de leitura é 50 anos a mil! Surpreenda-se! Entenda, admire!
Ou não!

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Oscar 2011

Tá todo mundo já falando então vamos falar também, para vcs já irem refletindo e fazendo suas apostas... Como eu ando fraca de cinema e não assisti quase nenhum dos indicados, vou procurar não dar minhas opiniões.
A 83ª premiação do Oscar está marcada para o dia 27 de fevereiro em Los Angeles, e será conduzida por Anne Hathaway e James Franco, que também é candidato a melhor ator e haverá ainda apresentações musicais de Gwyneth Paltrow, que decidiu mesmo ser cantora, Florence Welch e Randy Newman.
A Globo exibirá flashes durante o "Fantástico" e o "Big Brother Brasil", antes de entrar com a apresentação ao vivo. A íntegra do evento será exibida somente na tevê paga no canal TNT.

Veja a lista dos indicados:

Melhor filme
“O Discurso do Rei”
“Bravura Indômita”
“Cisne Negro”
“O Vencedor”
“A Origem”
“Minhas Mães e Meu Pai’’
“127 Horas”
“A Rede Social”
“Toy Story 3”
“Inverno da Alma”

Melhor Ator
Javier Bardem (Biutiful)
Jeff Bridges (Bravura Indômita)
Jesse Eisenberg (A Rede Social)
Colin Firth (O Discurso do Rei)
James Franco (127 Horas)

Melhor Atriz
Annette Bening (Minhas Mães e Meu Pai)
Nicole Kidman (Reencontrando a Felicidade)
Jennifer Lawrence (Inverno da Alma)
Natalie Portman (Cisne Negro)
Michelle Williams (Blue Valentine)

Melhor Ator Coadjuvante
Christian Bale (O Vencedor)
John Hawkes (Inverno da Alma)
Jeremy Renner (Atração Perigosa)
Mark Ruffalo (Minhas Mães e Meu Pai)
Geoffrey Rush (O Discurso do Rei)

Melhor Atriz Coadjuvante
Amy Adams (O Vencedor)
Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei)
Melissa Leo (O Vencedor)
Hailee Steinfeld (Bravura Indômita)
Jacki Weaver (Reino Animal)

Melhor Diretor
Darren Aronofsky (Cisne Negro)
Ethan e Joel Coen (Bravura Indômita)
David Fincher (A Rede Social)
Tom Hooper (O Discurso do Rei)
David O. Russell (O Vencedor)

Melhor Roteiro Original
Mike Leigh (Another Year)
Scott Silver, Paul Tamasy, Eric Johnson (O Vencedor)
Christopher Nolan (A Origem)
Lisa Cholodenko, Stuart Blumberg (Minhas Mães e Meu Pai)
David Seidler (O Discurso do Rei)

Melhor Roteiro Adaptado
Danny Boyle, Simon Beaufoy (127 Horas)
Michael Arndt, John Lasseter, Andrew Stanton, Lee Unkrich (Toy Story 3)
Joel Coen, Ethan Coen (Bravura Indômita)
Debra Granik, Anne Rosellini (Inverno da Alma)
Aaron Sorkin - (A Rede Social)

Melhor Animação
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico
Toy Story 3

Melhor Filme Estrangeiro
Biutiful (Alejandro González Iñárritu - México)
Kynodontas (Giorgos Lanthimos - Grécia)
Em um Mundo Melhor (Susanne Bier - Dinamarca)
Incendies (Denis Villeneuve - Canadá)
Fora da Lei (Rachid Bouchareb - Argélia)

Melhor Fotografia
Cisne Negro (Matthew Libatique)
A Origem (Wally Pfister)
O Discurso do Rei (Danny Cohen)
A Rede Social (Jeff Cronenweth)
Bravura Indômita (Roger Deakins)

Melhor Edição
127 Horas (Jon Harris)
Cisne Negro (Andrew Weisblum)
O Vencedor (Pamela Martin)
O Discurso do Rei (Tariq Anwar)
A Rede Social (Kirk Baxter, Angus Wall)

Melhor Direção de Arte
Alice no País das Maravilhas (Robert Stromberg e Karen O'Hara)
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (Stuart Craig e Stephenie McMillan)
A Origem (Guy Hendrix Dyas, Larry Dias e Douglas A. Mowat)
O Discurso do Rei (Eve Stewart e Judy Farr)
Bravura Indômita (Jess Gonchor e Nancy Haigh)

Melhor Figurino
Alice no País das Maravilhas (Colleen Atwood)
Io sono l'amore (Antonella Cannarozzi)
O Discurso do Rei (Jenny Beavan)
A Tempestade (Sandy Powell)
Bravura Indômita (Mary Zophres)

Melhor Maquiagem
Minha Versão para o Amor (Adrien Morot)
Caminho da Liberdade (Edouard F. Henriques, Greg Funk e Yolanda Toussieng)
O Lobisomem (Rick Baker, Dave Elsey)

Melhor Trilha Sonora
127 Horas (A.R. Rahman)
Como Treinar o Seu Dragão (John Powell)
A Origem (Hans Zimmer)
O Discurso do Rei (Alexandre Desplat)
A Rede Social (Trent Reznor, Atticus Ross)

Melhor Canção Original
If I Rise - A.R. Rahman, Rollo Armstrong, Dido (127 Horas)
Coming Home - Tom Douglas, Hillary Lindsey, Troy Verges(Country Strong)
I see the Light - Alan Menken, Glenn Slate (Enrolados)
We Belong Togheter - Randy Newman (Toy Story 3)

Melhor Mixagem de Som
A Origem
O Discurso do Rei
Salt
A Rede Social
Bravura Indômita

Melhor Edição de Som
A Origem
Toy Story 3
Tron: O Legado
Bravura Indômita
Incontrolável

Melhores Efeitos Visuais
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2

Melhor documentário
Exit Through the Gift Shop (Banksy)
GasLand (Josh Fox)
Trabalho Interno (Charles Ferguson)
Restrepo (Tim Hetherington e Sebastian Junger)
Lixo Extraordinário (Lucy Walker)

Melhor Documentário Curta-metragem
Killing in the Name
Poster Girl
Strangers No More
Sun Come Up
The Warriors of Qiugang

Melhor Curta-metragem de Animação
Dia & Noite
The Gruffalo
Let's Pollute
The Lost Thing
Madagascar, carnet de voyage

Melhor Curta-metragem Live Action
The Confession
The Crush
God of Love
Na Wewe
Wish 143

Façam suas apostas! e bom final de semana!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Framboesa de Ouro 2011

Tempos que não temos quinta-freak!
Pois é meu povo, Rita Martinez, a funcionária pública, resolveu trabalhar.. esperamos que ela volte logo á ativa aqui no blog!! Enquanto ela não vem, vou dar uma aproveitadinha no espaço dela...

Amanhã tem Oscar 2011 nas sextas-culturais. Enquanto aguardamos os melhores filmes do ano, hoje ficaremos com a classficação dos piores filmes do ano.
O já consagrado Framboesa de Ouro, conhecido como o anti-Oscar, teve anúncio dos indicados um dia antes da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgar quem são os concorrentes ao Oscar. Da mesma forma, a cerimônia de entrega do Framboesa de Ouro antecede o Oscar em um dia, portanto, será realizado em 26 de fevereiro, no teatro Barnsdall Gallery, em Los Angeles.


Veja abaixo a lista com todos os indicados:

Pior filme
A Saga Crepúsculo: Eclipse
O Último Mestre do Ar
Os Vampiros que Se Mordam
Sex and the City 2
Caçador de Recompensas

Pior ator
Jack Black - As Viagens de Gulliver
Gerard Butler - Caçador de Recompensas
Robert Pattinson - A Saga Crepúsculo: Eclipse
Taylor Lautner - A Saga Crepúsculo: Eclipse
Ashton Kutcher - Par Perfeito e Idas e Vindas do Amor

Pior atriz
Jennifer Aniston - Caçador de Recompensas e Coincidências do Amor
Miley Cyrus - A Última Música
Kristen Stewart - A Saga Crepúsculo: Eclipse
Megan Fox - Jonah Hex
Sarah Jessica Parker, Kim Cattrall, Kristin Davis e Cynthia Nixon - Sex and the City 2

Pior ator coadjuvante
Billy Ray Cyrus - Missão Quase Impossível
George Lopez - Missão Quase Impossível, Idas e Vindas do Amor e Marmaduke
Dev Patel - O Último Mestre do Ar
Jackson Rathbone - O Último Mestre do Ar e A Saga Crepúsculo: Eclipse
Rob Schneider - Gente Grande

Pior atriz coadjuvante
Cher - Burlesque
Liza Minnelli - Sex and the City 2
Nicola Peltz - O Último Mestre do Ar
Barbra Streisand - Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família
Jessica Alba - The Killer Inside Me, Machete, Idas e Vindas do Amor e Entrando Numa Fria Maior Ainda com a Família

Pior diretor
Jason Friedberg e Aaron Seltzer - Os Vampiros que Se Mordam
Michael Patrick King - Sex and the City 2
M. Night Shyamalan - O Último Mestre do Ar
David Slade - A Saga Crepúsculo: Eclipse
Sylvester Stallone - Os Mercenários

Pior roteiro
O Último Mestre do Ar
Entrando Numa fria Maior Ainda com a Família
Sex and the City 2
Os Vampiros que Se Mordam
A Saga Crepúsculo: Eclipse

Pior casal ou elenco
Jennifer Aniston e Gerard Butler - Caçador de Recompensas
O rosto de Josh Brolin e o sotaque de Megan Fox - Jonah Hex
Todo o elenco de O Último Mestre do Ar
Todo o elenco de A Saga Crepúsculo: Eclipse
Todo o elenco de Sex and the City 2

Pior sequência, versão ou paródia
O Último Mestre do Ar
Fúria de Titãs
Sex and the City 2
Os Vampiros que Se Mordam
A Saga Crepúsculo: Eclipse

Pior uso da tecnologia 3D
Cats and Dogs 2: The Revenge of Kitty Galore
Fúria de Titãs
O Último Mestre do Ar
Nutcracker 3D
Jogos Mortais 7 3D

e vcs? qual a opinião sobre isso? ;-)

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Eu viajo todo dia...

Vou escrever algo bem repetitivo.Vou falar mal do trânsito de SP.Acredito que a maioria das pessoas que participam do trânsito de SP pensam mal pelo menos por 10 segundos diários sobre o trajeto que somos "obrigados" a fazer diariamente.Eu levo 1h10m da minha casa até o meu trabalho, diariamente.São exatamente 12 Km, sendo que pego pouquissimos semáforos, são 5 apenas, ou seja, teoricamente fico pouco tempo parada em semáforos.Para voltar demoro o mesmo tempo.É impressionante o engata-desengata, acelera, freia, cuidado, olha o motoca na direita, olha outro na esquerda, enfim, não digo que é extressante, pelo menos de manhã por que estou perfeitamente adaptada e resignada à essa situação, já que não deixa de ser uma opção minha.Mas de tarde, cansada, às vezes da vontade de explodir.Sei que tem gente que mora em Sapopemba e trabalha em Cotia, que passa por maus bocados para cumnprir o trajeto, e que meu cotidiano ( para essas pessoas) é extremamente confortável.Claro, cada um tem seus limites e cada um se adapta àquilo que precisa.Mas tirando o desabafo acima, às vezes fico pensando que a pessoa que embarcou de Navegantes, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, e outros destinos percorrem por volta de 700 Km mais ou menos em uma hora, e chegam em seuws detinos antes que eu.Em uma hora a gente pode ir par a baixada Santista, para Campinas, Jundiaí, sei lá, e eu só percorro 12Km...
Quando estou "travada" na Raposo Tavares me pergunto até quando as pessoas vão aceitar isso.Parecemos um bando de gado indo pastar na hora certa, todos juntos, mastigamos nossa grama, e na hora de voltar, voltamos, todos juntos e felizes.
E se eu fosse trabalhar andando na Orla de alguma praia? E se fosse de bicicleta? e se fosse de moto? Se eu morasse em cidades onde fossem viáveis tais meios de locomoção ia ser ótimo.Enquanto isso, vou ficando por aqui!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Segurança

Foi-se o tempo em que fazer compras em shopping center era garantia de tranquilidade.

A cada semana, as notícias parecem se repetir em São Paulo.

Bandidos ignoram as centenas de câmeras de vigilância e as equipes de seguranças de terno e fone no ouvido. Simplesmente invadem shoppings luxuosos e assaltam as joalherias. Entram, aterrorizam, atiram e saem. Quase sempre impunes.


Cada vez mais, o crime parece compensar na grandes metrópoles...

Quem também há muito parece ter perdido o status de fortalezas são os prédios residenciais em bairros da chamada classe média alta. Esses são frequentemente alvos de arrastões, nos quais as quadrilhas entram (só elas conseguem passar com tanta facilidade pelas portarias, mas isso é outra história), saqueiam dezenas e apartamentos e na maioria das vezes levam até carros de moradores. Tudo dentro da segurança dos prédios e sem o risco de a polícia passar pela rua e notar algo de diferente acontecendo naquele local.


Como disse no começo do post, ficar trancado já não é mais sinônimo de segurança, pois as grades parecem cada vez mais chamar a atenção de quem não deveria.

Se é assim, prefiro ter meu quintal de volta!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Um pouco de desejo e Paris entre aspas

" ... cheiro suntuoso e gasto pelo tempo de madeira velha, vinho e café. As velhas mesas com tampos de mármore e banquetas de madeira parecem estar lá desde os Impressionistas quando ficaram doidos com o absinto antes de pintarem suas visões alteradas nas telas."

La Palette - Rua Jacques Callot


" A porta e abre e Sophie entra.
Bonjour, Jim! Espero que não esteja atrasada! Sem hesitação, ela desliza entre o mármore branco e o carvalho escuro e se junta a ele. Quando ela dá a sua mão, Jim esta sentado lá, impressionado e, finalmente, Baudelarie salva mais uma vez a sua vida "

"E quando ela caminha é como uma dança
Pura beleza não contida
Uma serpente em transe de ritmo gracioso
Tem agora um coração encadeado"


" Ele muda com habilidade o assunto.
Eu realmente gosto desse jazz que eles estão tocando.
Eu também. Especialmente este album ..."




" As coisas estão acontecendo rápido.
Sophie: Então? Você está pronto para se juntar a Rimbaud e Baudelarie?

Hotel Lauzun.



"Jim olha maravilhado (...)
A reação sensual de Sophie o excita, aumentando ainda mais o momento emocional "


"The Voice of the Serpent
Dry hiss of age and steam
And leaves of gold
Old books in ruined Temples
The pages break like ash
I will not disturb
I will not go
Come, he says softly"


" Merci, isso é magnifico. Você escreveu isso? , ela pergunta
Uma vez há muito tempo. Poesia verdadeira não diz. Ela só abre a porta. Você pode caminhas através de qualquer uma que segue você "
Para a surpresa da jovem estudante, Jim aperta o trinco e empurra a pequena porta (...) "
_____________________________________________________________________________________
Trechos do livro "Os Ultimos dia de Jim Morrison" de Philip Steele. Como a Camila (quarta-feira) já nos conprovou no ultimo post dela, o bom e viajar pelo mundo sem sair do lugar. E também pelo amor alheio.

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Por que nos apegamos as coisas?


Lendo uma das últimas edições da revista VIDA SIMPLES comecei a me questionar sobre como acumulamos coisas e nos apegamos a elas.
A matéria comentava um livro que fazia a proposta de jogar 50 coisas fora.
Só que o leitor se engana se pensa que uma montanha de livros sem graça vai livrá-lo da tarefa fácil fácil, segundo a autora, uma montanha de livros: uma coisa, uma montanha de roupas? uma coisa. Sapatos? Uma. Rimel Seco, corretivo horroroso? uma.
Já dá pra ver que não é tarefa fácil.
Uma frase da matéria que me chamou a atenção foi:
"Aquilo que você guarda e o que joga fora, assim como o que você compra ou deixa de comprar, é um espelho que reflete fora o que você pensa e sente por dentro." (Liane Alves)
Será por isso que depois daquela longa faxina onde tudo que não serve mais é jogado fora nos sentimos renovados?
Será por isso que as vezes não queremos jogar fora aquele presente que não serve para nada mais que representa tanto para nós?
Nos ligamos emocionalmente aos objetos? Quando na verdade não passam de objetos? Por quê?

Acho que a resposta é por demais individual, o que me motiva a isto é diferente do que motiva o meu vizinho.
Mas acho que com frequência atribuimos "poderes" aos objetos, vou usar esta roupa, por que me dá sorte! Como se a roupa fosse a responsável.

Para pensar.

Livros: Jogue fora 50 coisas e Chega de desperdício.
Twitter: @vidasimples

No próximo domingo? Dicas de Podcasts

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Dez músicas... dez sensações!

Nietzsche tinha uma paixão pela música. A música às vezes diz muito sem precisar das palavras!
Como não sou perita nesta área, só sei dizer que muitas vezes a música parece quase me comandar.
Ao ouvir certas músicas, tenho vontade de fazer certas coisas, tipo:

ACDC - Jailbreak - tenho vontade de sair olhando no olho de todo mundo do tipo "Vai encarar?"

Midnight Oil - Forgoten years - gritar de braços abertos no topo do prédio mais alto!

Pink Floyd - The Wall- assistir o filme e em determinados momentos quebrar tudo!

The Who - Pinball Wizard - brincar de air guitar e olhar a cara de bobo dos outros!

Supertramp - Logical Song - Dançar um pseudo-balé, derrubando todos os objetos ao redor com movimentos desengonçados de braços e pernas descontroladas!

Deep Purple - Burn: Correr, correr, correr!

David Bowie - Ziggy Stardust - Caminhar no ritmo da música, batendo palma, pegando as pessoas pelo ombro e contando a história do tal Ziggy!

The Doors - The End: Deixar no chão, olhar as estrelas, fechar os olhos e esperar o fim!

Eric Clapton - Tears in Heaven - Chorar

Todo e qualquer tipo de Funk - Desaparecer!

Sorry aos funkeiros!!!

E fica a dica: façam sua própria lista!
Pra quê?
Sei lá, pra ocupar seu ócio!

Bom sábado e domingo a todos!

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Avenida Paulista

Não sei como eu ainda não fiz um post sobre a Av. Paulista!! Quer lugar melhor para se falar de lugares de entretenimento, pessoas, agitação? A Avenida Paulista é um dos logradouros mais importantes do município de São Paulo e está localizada no limite entre as zonas Oeste e Central.
Considerada um dos principais centros financeiros da cidade, assim como também um dos seus pontos turísticos mais característicos, a avenida revela sua importância não só como pólo econômico, mas também como centralidade cultural e de entretenimento. Devido à grande quantidade de sedes de empresas, bancos, consulados, hotéis, hospitais, como o tradicional Hospital Santa Catarina e instituições científicas, como o Instituto Pasteur, culturais como o MASP e educacionais como os tradicionais Colégio São Luís e a Escola Estadual Rodrigues Alves. Movimentam-se diariamente pela avenida Paulista milhares de pessoas oriundas de todas as regiões da cidade e de fora dela.

Vamos ao que mais me enteressa, 0s 5 mais da av. Paulista e arredores:
Cinemas:
- Reserva Cultural
- Cine Cultura
- Bristol
- Cinesesc
- Espaço Unibanco

Teatros:
- Teatro Popular do Sesi
- Teatro Gazeta
- Teatro Augusta
- Comedians Comedy Club (Rua Augusta)
- Teatro Ruth Escobar

Shoppings e compras:
- Shopping Pátio Paulista
- Standcenter
- Paulista Center
- Center 3
- Varias lojas de magazines pela avenida inteira...

Livros, CD´s, DVD´s e afins:
- Livraria Cultura (Conjunto nacional)
- Fnac
- Martins Fontes
- Livraria Saraiva (Shopping Paulista)
- Livraria e Papelaria Quinta Avenida

Museus e exposições:
- Masp
- Casa das Rosas
- Itaú Cultural
- Caixa Cultural
- Espaço Cultural Citibank

Parques e Praças:
- Parque Mário Covas
- Parque Trianon
- Praça do Ciclista (espaço livre localizado no canteiro central da Avenida Paulista, entre a Rua da Consolação e a Rua Bela Cintra)
- Praça Osvaldo Cruz
- Praça Marechal Cordeiro de Farias (final da paulista)

Para estudar:
- Anhembi Morumbi
- Fundação Cásper Líbero
- FGV
- Impacta
- FIAP

Balada:
- Sarajevo
- Metrópolis
- Tapas Club
- DJ Club

Cerveja e afins:
- Asterix Cervejaria
- Prainha Paulista
- Charme da Augusta
- Vitrine
- The Blue Pub

Lanchonetes:
- Puppy
- Pedaço da Pizza
- Frevo
- Bardo Batata
- Achapa

Eventos anuais:
- Corrida de São Silvestre
- Reveillon da Paulista
- Parada Gay
- Marcha para Jesus
- Festa do Trabalhador (1º de maio)

adoro.. =)

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Viajo o mundo sem sair do lugar.


Antigamente essa frase queria dizer que você poderia viajar o mundo através da sua própria imaginação, lendo um livro ou divagando...viajando em seus próprios pensamentos.
Hoje, pelo menos para mim, que trabalho com Turismo, essa frase tem tudo a ver.Todo dia viajo muito.São livros, revistas, mapas e guias que me acompanham no dia a dia, me levando para lugares ermos, desertos, badalados, conheço os melhores hotéis, os melhores restaurantes e grandes monumentos.Tudo isso, principalmente pela INTERNET.
Incrível! Uso demais o Google Maps para hospedar meus passageiros de acordo com seus interesses.Boa localização, em lugares mais afastados, perto dos centros de convenções...enfim... Vou da China à Pernambuco em minutos, com fotos, nomes de ruas, estações de trens, metrôs, teatros e cinemas, tudo com a possibilidade de ser visualizado e calculado as distâncias entre locais, e o tempo aproximado de deslocamento ( o que não confio para grandes cidades como SP, por exemplo, devido ao intenso trânsito).
Agora há pouco estava visualizando o mapa da América do Sul, e modifiquei para o Google Earth, o que faço sempre, por curiosidade, e sempre fico absolutamente maravilhada com a ferramenta.Eu posso ver cada cantinho do mundo!
Imaginem, logo terá o Google Via Láctea! Ai eu piro...
O que eu sei é que tudo isso, a gente tem um puta privilégio de poder visualizar o relevo, a hidrografia, as ruas e construções de lugares que estão tão distântes de nós é algo que me deixa feliz, já que a probabilidade de eu conhecer pessoalmente o mundo inteiro é um pouco baixa.
Lembram quando a gente somente visualizava essas coisas numa fotinho, no livro dídático?

Amo Google Maps, Amo Google Earth e Satélite, fotos, videos, enfim, o mundo ficou pequeno, juntinho, vigiado da tela do computador, como se fosse uma janela mágica.AMO.