terça-feira, 30 de novembro de 2010

Por que não fizeram isso antes?

A nova sensação do momento para a imprensa é a ofensiva das forças de segurança do Rio de Janeiro.
Afinal de contas, é fácil saber que tanques de guerra subindo a favela recheados de homens do Bope (alçados à condição de heróis principalmente depois dos filmes de José Padilha) são um prato cheio para garantir uma boa audiência ou arrebentar de vendas nas bancas.
Até aí nenhuma novidade. Era de se esperar que fosse assim, já que um dos conceitos de notícia é o que é novo, inusitado.
Difícil é tentar entender como essa operação pode ser considerada nova ou inusitada. Não é esse o papel da polícia? Previnir e combater o crime?
Como pode um país que defende o clichê do tal Estado Democrático de Direito demorar tanto tempo para agir diante de um problema que existe há décadas? Só para lembrar, a história do filme "Cidade de Deus" se passa nos anos 70 e retrata o domínio do tráfico sobre a comunidade.
Acho louvável a operação que está sendo feita na Vila Cruzeiro e no Complexo do Alemão. Entretanto, não entendo por que não fizeram isso antes.
Por que esperaram pelos atos de terrorismo dos bandidos? O Estado só mostrou a cara depois que os marginais espalharam uma onda de terror pela cidade, ateando fogo em tudo o que viam pela frente e organizando arrastões aqui e acolá.
No Brasil, parece que prevalece a história de só fechar a porta depois que o ladrão já entrou em casa. O Estado, que é extremamente proativo na hora de cobrar impostos, mostra-se cada vez mais reativo quando o assunto é a segurança pública.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Será, que tudo é bem mais facil quando a gente esquece?

Quinta-Feira, 25/11/2010, 01h05

" Às vezes me lembro dele sem rancor, sem saudade, sem tristeza. Sem nenhum sentimento especial a não ser a certeza de que, afinal, o tempo passou. Nunca mais o vi, depois que foi embora. nunca nos escrevemos. Não havia mesmo o que dizer. ou havia? ah, como não sei responder as minhas próprias perguntas! é possível que, no fundo, sempre restem algumas coisas para serem ditas. É possível também que o afastamento total só aconteça quando não mais restam essas coisas e a gente continua a buscar, a investigar — e principalmente a fingir. Fingir que encontra. Acho que, se tornasse a vê-lo, custaria a reconhecê-lo"
Caio Fernando Abreu


" Descobri que minha obsessão por cada coisa em seu lugar, cada assunto em seu tempo, cada palavra em seu estilo, não era o prêmio merecido de uma mente em ordem, mas pelo contrário, todo um sistema de simulação inventado por mim para ocultar a desordem da minha natureza. Descobri que não sou disciplinado por virtude, e sim como reação contra a minha negligência; que pareço generoso para encobrir minha mesquinhez, que me faço passar por prudente quando na verdade sou desconfiado e sempre penso o pior, que sou conciliador para não sucumbir às minhas cóleras reprimidas, que só sou pontual para que ninguém saiba como pouca me importa o tempo alheio. Descobri, enfim, que o amor não é um estado da alma e sim um signo do zodíaco. "
Gabriel Gárcia Marquez

" Falar de melancolia é fácil. Os dicionários estão recheadíssimos de palavras bonitas que tendem tristes a explicar o sofrimento dos outros. O difícil é falar da alegria. Alegria que pode ser felicidade momentânea, mas quase não tem sinônimos na literatura.
O estar bem não inspira, não vira música nem poesia. Estar triste é sentimento premiado no Oscar de melhor drama, é realidade inventada para vencer o tédio que é ser comum e não ter do que reclamar. "
Verônica H.

Dúvidas

Quinta-Feira, 25/11/2010, 04h30
Mais uma madrugada de insônia

domingo, 28 de novembro de 2010

Nova safra da boa música: Adele

Dona de uma voz a La Amy Winehouse, esta inglesa de 22 anos impressiona resgatando o soul e o funk dos anos 60. Quer uma amostra? O novo single "Rolling in the deep" está fantástico:


Adele se prepara agora para lançar seu 2˚ álbum em Janeiro de 2011, e já figura entre os grandes nomes da música feminina atual. Ela já ganhou dois Grammys (melhor nova artista e melhor performance vocal pop feminino).
A voz da moça é do tipo que consegue chegar fundo na gente, transmitindo todo o sentimento das canções. Além de trazer ótimas letras e arranjos, Adele ainda conta com  um coral gospel em algumas de suas músicas, o que é também uma das grandes influências do novo albúm.

Uma das minhas músicas favoritas tem sido "Best for last" (O melhor para o Final)
Adoro quando ela canta: "I make you feel a way; You've never felt before..."



Outra ótima é Daydreamer: "He is a real lover / Makin' up the past / And feeling up his girl / Like he's never felt / Her figure before / A jaw dropper / Looks good / When he walks / He is the subject of their talk / He would be hard to chase / But good to catch / And he could change the world / With his hands"



Para quem quiser conhecer mais o trabalho da moça, vale dar um pulo no canal do Youtube: Adele

sábado, 27 de novembro de 2010

De Grátis!

O post da Renatinha me inspirou quando eu disse que amava o Senna de graça!
Meu marido disse que se fosse hoje ele não seria tão bom, mas acho que no coração de todo brasileiro ele sempre será o top master foda plus. Por uma única razão: nós o amávamos. É como o Corinthias (e a galera dos outros times que me perdoe, mas é fato) que é amado, que faz parte da vida das pessoas e desperta choro e alegrias jogando bem ou mal. É amor gratuito!
E pensando em coisas gratuitas, comecei a me perguntar: e essa onda de violência?
O que passa pela cabeça de uma pessoa pra simplesmente agredir um passante daquela maneira?
E o índio?
Eu não sou um modelo de integridade, aliás, acho que ninguém é. Todos já fizeram coisas das quais se envergonham, sejam elas violências verbais, físicas ou psicológicas.
Claro que estamos chocados porque estamos face a face com algo próximo da violência extrema.
Mas já pararam pra pensar que coisas pequenas que às vezes pra nós são normais, para o nosso interlocutor podem se transformar em uma violência se praticadas constantemente?
Por exemplo: eu não gosto que ponha a mão em mim. A pessoa inicialmente não sabe disso. Eu dou os sinais básicos da educação. A pessoa não se toca. Eu aviso e peço pra não botar a mão. A pessoa ignora e continua. Eu peço com educação de novo. Ela ignora e continua falando feito um polvo italiano. Eu falo mais alto. Ela ignora e começa a se divertir com o meu nervoso. Na apalpada seguinte eu enfio um murro no olho dela. Aí ela pára. E eu sou uma intolerante.
Por que ela estava botando a mão em mim? De graça.
No trabalho uma pessoa humilha a outra porque assim ela se sente superior.
Ela seria inferior se tratasse com gentileza? Por que a violência? De graça.
É... tem que conviver... Infelizmente existe... o vil existe... Por que?
De graça

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Senna

Qdo ele morreu eu era muito nova, tinha apenas 12 anos e não entendia muito nem da vida muito menos de automobilismo. Poucas lembranças. lembro das manhãs de domingo qdo ele era campeão, da musiquinha tocando em cada bandeirada.. (tantantan, tantantan.. rs..), e do Galvão Bueno gritando (Ayrton, Ayrton, Ayrton Senna do Brasilsilsilsil..).. fora as reportagens, no jornal, na televisão, os comentários. A unica coisa que eu sabia é q ele era um campeão e um grande ídolo.
Lembro-me como se fosse ontem do dia q ele morreu. Eu estava em casa, minha casa tava cheia de visitas, crianças para tudo o que é lado. Estava passando a corrida na televião qdo teve o acidente, minha mãe falou q ele tava em coma, aí olhei pra minha mãe e falei: "mas tem chances dele ele se recuperar, né?" e ela falou: "não. dificil quem entra em coma e sai vivo. ele já morreu". aí eu chorei um pouquinho. chorei pq sabia que tinhamos tido uma grande perda. faz falta!

No final de semana fui assistir o documentário. Se vc quer saber ou relembrar mais sobre este ídolo eu recomendo, e tb tinha muita coisa que eu não sabia, que fiquei sabendo pelo filme. muito bom, o filme todo é narrado por ele mesmo, com cenas interessantes, e muita coisa do ponto de vista dele. alguns depoimentos, passagens da vida pessoal dele tb. Bem bacana mesmo...
bom final de semana, pessoas!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Ararapira - a vila fantasma

Atualmente abandonada, a vila de São José de Ararapira, fundada em 1.776 (fonte controversa), foi um dos primeiros povoados do Brasil, fazendo parte das 21 vilas fundadas pela coroa portuguesa no século XVIII.

Ararapira mergulhou em uma irremediável decadência com a construção do canal do Varadouro, em 1952/53, para a formação da ilha artificial de Superagui.

Como consequencia da contrução do canal do Varadouro, houve um aumento consideravel do nivel da água do mar, ocasionando o inicio da decadencia da vila.

Em 1989 a área foi transformada em parque nacional e dez anos depois declarada Patrimônio Natural da Humanidade.De tempos em tempos, antigos moradores e familiares ainda vão à Ararapira para cuidar de seus mortos que por lá ficaram, e há também aqueles que fazem questão de serem sepultados ao lado dos que por ali ainda habitam.
Fantasmas nas fotos: Eu, Fernando, Renata, Camila e Claudio(eu acho).
Aviso da Vila: "respeitem nossos mortos e nossos vivos"

Esperamos ter respeitado!!!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Bola dentro da ANAC

Finalmente a ANAC deu uma dentro.
Para quem não viu, a Agência Nacional de Aviação Civil divulgou hoje uma série de medidas para evitar mais um apagão aéreo no fim do ano, quando o número de pessoas que usam esse tipo de transporte cresce em razão das férias de verão.
De tudo o que foi decidido, destaco dois itens:

1) Fim do overbooking: As empresas estão proibidas de praticar overbooking. Para quem não sabe, overbooking é uma prática usada por companhias aéreas que vendem mais bilhetes do que a capacidade do avião.
Sempre achei um absurdo isso. Casado com uma hoteleira, já desisti de entender como os hotéis - que também praticam overbooking - podem vender algo que, em tese, não existe mais "no estoque".

2) Aviões extras: As companhias aéreas serão obrigadas a dispor de aeronaves extras, para o caso de pane, atraso ou qualquer outro problema que impeça o embarque dentro do horário.
Se até empresa de ônibus faz isso, porque as aéreas não fazem?
Aliás, viajar de ônibus no Brasil é sempre muito tranquilo. Você chega, despacha sua bagagem, embarca e ele parte no horário. Sem atraso, sem desespero, sem precisar chegar com duas horas de antecedência. Por que voar, que envolve um número de passageiros infinitamente menor, é tão traumático no Brasil?

Na prática, essas medidas podem significar aumento no preço da passagem aérea (que já é bem salgado no Brasil). Mas entre voar pagando mais caro ou simplesmente correr o risco de não voar, acho que não resta dúvida sobre qual é a melhor opção.
Além disso, o preço mais alto não duraria muito. Com a concorrência, aos poucos o próprio mercado regularia as tarifas.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O barulho, e as suas sensações

"Barulho: Na classificação sistemática do dicionário, a palavra barulho refere-se a algo incômodo, fora de ordem convencional dos padrões estabelecidos. Cientificamente o significado da palavra é relacionado a um som indesejável. Contudo, todas essas definições tornaram-se insuficientes diante das obras da vanguarda do início do século XX, onde o barulho foi incorporado na estética musical de diversos gêneros. Ruidos, distorções microfonias, transformaram-se em moto criativo na composição de uma música invariavelmente experimental e provocadora.

Permitir ao espectador uma fruição diante de zonas de desconforto é a preposição deste recorde conceituada, apresentando um panorama contemporâneo de artistas cujos os trabalhos estão centrados no uso criativo de uma estética do ruído"

Do folheto distribuido pelo Sesc

Cada um se identifica com um tipo de barulho.Apaixona-se. Um amor tão intenso que se faz faz loucuras para estar tão próximo daquele que originou o tal barulho. Os shows

Mas a recompensa por essas loucuras é imensa. Uma sensação totalmente orgastica.

O melhor ainda é quando essa sensação é mutua. Quando você vê aquele que originou o barulho feliz por você está ali.

Ver ontem Thomas Mars da banda Phoenix "mergulhando" na plateia, Billy Corgan da banda Smashing Pumpkins apontando para a lua e cantando "Thonight, thinight" e hoje Lou Reed no final da sua apresentação cumprimentando todos que estavam a sua volta, e de fazer qualquer fã desse tipo de barulho chorar.

E agora, enquanto escrevo esse post, vejo pela TV a apresentação do Paul McCartney que me faz pensar o quanto os meus amigos estão se emocionando com a sua barulheira.

O mal sujeito realmente é que aquele que não gosta de barulho

domingo, 21 de novembro de 2010

Escolas devem dar asas

"Escolas que são gaiolas existem para que os pássaros desaprendam a arte do vôo. Pássaros engaiolados são pássaros sob controle. Engaiolados, o seu dono pode levá-los para onde quiser. Pássaros engaiolados sempre têm um dono. Deixaram de ser pássaros. Porque a essência dos pássaros é o vôo.
Escolas que são asas não amam pássaros engaiolados. O que elas amam são pássaros em vôo. Existem para dar aos pássaros coragem para voar. Ensinar o vôo, isso elas não podem fazer, porque o vôo já nasce dentro dos pássaros. O vôo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado."
(Rubem Alves)

Nem tudo na vida se aprende. Nem tudo dá pra ser dito, para algumas coisas o conhecimento está dentro, é só se descobrir.

sábado, 20 de novembro de 2010

Casar ou comprar uma bicicleta?

Depois que você casa, passa a ouvir repetidas vezes as mesmas perguntas:
"E aí? Como vai a vida de casada?"
"E aí? Quando vem o baby?"
Algumas pessoas sonham em casar e ter filhos e pautam suas vidas neste propósito.
Mas... será que é assim que funciona?
Comigo foi um pouco diferente.
Na infância, absorvi os padrões previamente estabelecidos. Na pós adolescência aprendi a questionar estes padrões e os aboli de maneira radical. Eu queria ir contra qualquer padrão.
E fui. Até mesmo contra os padrões que estabeleci como ideais para mim!
Enquanto meus amigos se separavam, eu estava casando. E casei com um cara que gostava de músicas diferentes das que eu ouvia, entre tantas outras diferenças!
A vida dá voltas surpreendentes!
Respondendo às perguntas de uma forma geral, a vida, sendo ela de casada ou de solteira, é aquilo em que você a transoforma.
E se você está em harmonia com o contexto em que está inserido, as coisas tendem a fluir pra melhor.
Não adianta ficar puta porque você já está chegando aos trinta e não "conseguiu" casar!
A Maria da Penha e tantas outras Marias "conseguiram". E aí? Que vantagem Maria leva?
Quando conheci meu marido, eu estava solteira e muito bem, obrigada. Sentia-me equilibrada e e de fato que estava exatamente onde e como eu queria estar!
Tropecei.
Tudo se deu diferente dos planos que eu havia traçado. Ficamos. Namoramos
Abrimos então as portas de nossas vidas pra desenharmos juntos um projeto pra dali em diante.
Se eu ou ele tivéssemos perdido tempo com coisas pequenas, certamente já não estaríamos juntos.
Uma coisa boa dos homens é o seu lado objetivo. Tá, às vezes pra nós mulheres é frustrante, mas tem sua finalidade. É só aprendermos a pensar como eles!
Eles podem não saber a diferença entre lilás e roxo. Mas... seguindo sua lógica: "será que isso realmente faz diferença? O quão importante é isso na minha vida?"

A dica é: casar ou comprar uma bicicleta? Tanto faz. Na hora você vai saber! Não adianta você querer casar se a vida abre portas para um parque propício a uma pedalada.

Presta atençao: na vida, não é o que você quer! É o que tem pra hoje! E quem não pode Nova Iorque, vai de Madureira! Mas esteja em harmonia com a vida que o melhor virá com certeza!

Quanto ao baby... Será isto realmente importante?

Bom final de semana a todos!

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Para refletir

Ainda não li o livro, mas fui no cinema assistir "comer rezar amar". O filme me fez refletir bastante... não vou me estender muito, mais sobre isso aqui.

"As vezes, ao decidir se ajudar, você acaba ajudando a Tutti (todos)"

“Sabe quando reformou a cozinha, comprou um livro de receitas, e disse que iria aprender a cozinhar? Pois bem! Isso é o mesmo que ir meditar na Índia. Só que em cultura diferente.”

“se você se esvaziasse a sua mente ela se abriria. E sabe o que o universo faria? Ele a preencheria. E tudo seria como deve ser”

“Ter um filho é como fazer uma tatuagem na cara. Você precisa realmente ter certeza de que é isso que você quer antes de se comprometer.”

“As pessoas acham que a alma gêmea é o encaixe perfeito, e é isso que todo mundo quer. Mas a verdadeira alma gêmea é um espelho: a pessoa que mostra tudo que está prendendo você, a pessoa que chama a sua atenção para você mesmo, para que você possa mudar a sua vida. Uma verdadeira alma gêmea é provavelmente a pessoa mais importante que você vai conhecer, porque elas derrubam as suas paredes e te acordam com um tapa. Mas viver com uma alma gêmea para sempre? Não! Dói demais. As almas gêmeas só entram na sua vida para revelar a você uma outra camada de você mesma, e depois vão embora."

"Para chegar ao castelo, você precisa nadar pelo fosso"

“Aprenda a lidar com a solidão. Aprenda a conhecer a solidão. Acostume-se a ela, pela primeira vez na sua vida. Bem-vinda à experiência humana. Mas nunca mais use o corpo ou as emoções de outra pessoa como um modo de satisfazer seus próprios anseios não realizados.“

"Você não precisa de um homem, Liz. Você precisa de um campeão"

“Galopamos pela vida como artistas de circo, equilibrados em dois cavalos que correm lado a lado a toda velocidade – com um pé sobre o cavalo chamado ‘destino’, e o outro sobre o cavalo chamado ‘livre arbítrio’. E a pergunta que você precisa fazer todos os dias é: qual dos cavalos é qual? Com qual cavalo devo parar de me preocupar, porque ele não esta sob meu controle, e qual deles preciso guiar com esforço concentrado.”

"O equilíbrio perfeito está aqui, no encontro entre o céu e a terra"

“Imagine que o universo é uma imensa máquina giratória. Você quer ficar perto do centro da máquina – bem no eixo da roda -, e não nas extremidades, onde os giros são mais violentos, onde você pode se assustar e enlouquecer. O eixo da calma fica no seu coração. É aí que Deus reside dentro de você. Então, pare de procurar respostas no mundo. Simplesmente retorne sempre ao centro, e sempre vai encontrar a paz.”

"O trato é o seguinte: você ficará aqui até perdoar a si mesma, entendeu? tudo o mais se resolverá sozinho.."

"Perder o equilíbrio às vezes por amor faz parte de uma vida equilibrada."

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

I LOVE CANANÉIA, AGORA, MAIS DO QUE NUNCA

Nesse último feriado fui pra Cananéia.Até ai, nada de novo não é verdade?
Mas sim, houve algo de novo.Vou para Cananéia desde que nasci, porém nunca tinha feito passeios por lá.Sempre fico na casa da minha vó e vou pra praia.A noite pracinha, baladinha e só.
Dessa vez, combinamos ( eu, minhas irmãs, o Claudio e o Fernando ) de fazer um passeio: ir para A Vila desabitada de Ararapira ( ou vila fantasma como preferem alguns) e para o famoso Marujá.
Bem, fomos nós todos na voadeira ZORRO, juntamente como piloteiro Rogério, que nos levou diretamente para um ponto no meio da baía dos golfinhos, onde existem bancos de areia, e reunem-se os pssaros, sei lá se pra conversar sobre a vida, ou para ficar de olho nos peixes que eles vão caçar.Fantástico, ou como diria o Fernando: "muito legal".Lindo é a palavra para descrever a paisagem.Quando estava lá, me vinha na mente as paisagens que passam no Globo Repórter, aquelas paisagens inacessíveis, remotas, que poucas pessoas conhecem...
Depois disso fomos para um ponto na baía para ver GOLFINHOS.Ai nem preciso me derreter para falar que foi show! Muitos golfinhos pulando de lá pra cá...Tão fofos!
Seguindo viagem, depois de uns 50 minutos tomando vento e sol no Zorro, chegamos na Vila de Ararapira.Não vou entrar em detalhes.Deixo os comentários para a Rita escrever amanhã.
Depois foi só seguir 5 minutinhos para a Ilha do Cardoso, e chegar no núcleo Marujá, uma Vila de Pescadores típica e de verdade.Não é igual PIPA, ou outras vilas que se descaracterizaram e hoje são vilinhas para receber turistas gringos, que nem imaginam que uma vila de pescadores é como o Marujá, que não tem luz elétrica ( funciona até determinada hora do dia um gerador), não tem nada além de casas de pescadores, alguns pouquissimos restaurantes bem simplesinhos, pousadas também simplérrimas, um camping e ao redor de tudo isso uma natureza incrível de intocada e muita, mas muita mutuca, bicho, inseto e tudo que te pica.
Eu não tinha expectativa nenhuma sobre o Marujá, mas mesmo assim me surpreendi ao ver que o lugar é talvez até mágico, acho que ele não fica nesse mundo.Ou a gente atravessou um portal e entramos naquele pedaço do paraíso, ou a gente adormeceu no barco, viajamos no plano astral para esse lugar e depois acordamos.
As paisagens que vimos durante todo o caminho são de cair o queixo.Digo isso por que conheço algumas poucas paisagens em outros estados, e digo com toda firmesa que mesmo na Bahia não vi paisagem tão intocada e bonita também.Digo isso talvez por que Cananéia, pra mim, é um lugar que envolve coração.Lá eu ando descalça, como bem, fico com minha vó, durmo na praia, faço coisas simples, que me forçam a ser eu mesma em tempo integral. Fora tudo que já vivi por lá ...Faz muito parte da minha história.
O que eu desejo, do fundo do meu coração é o seguinte: que as leis ambientais sempre sejam bem rígidas, que o IBAMA e órgãos competentes fiscalizem com rigor as APAS ( Aérea de Proteção Ambiental) e que esse expremo sul de São Paulo e o extremo norte do Paraná continuem assim, bem característicos, bem rústicos, com seus povoados de pescadores, mar rico em fauna e flora, que os golfinhos continuem se reproduzindo e que meus filhos e que sabe netos possam ver a mesma paisagem que me encantou no último domingo.

AS FOTOS, FICO DEVENDO...

terça-feira, 16 de novembro de 2010

O esporte venceu!

Peço desculpas aos leitores, mas vou ter que voltar ao tema Fórmula 1 e jogo de equipes. Porém, dessa vez, a notícia é boa!
Semana passada falei aqui sobre o esquema da Ferrari no GP da Alemanha, quando a equipe obrigou o brasileiro Felipe Massa a dar passagem para Fernando Alonso, beneficiando o espanhol com mais cinco pontos e garantindo a liderança do campeonato.
Rival da scuderia italiana na disputa, a Red Bull tinha o melhor carro, mas não permitia o jogo de equipes. Resultado? O australiano Mark Webber e o alemão Sebastian Vettel tinham que disputar na pista para ver quem era o principal nome do time. Com isso, acabaram roubando pontos um do outro e chegaram até a se envolver em acidente, prejudicando a equipe. Mas a Red Bull não abriu mão do que acreditava: que o esporte deveria prevalecer, acima de tudo.
Ok, dei essa baita volta só para inteirar do assunto quem não acompanha a Fórmula 1.
Antes de começar o GP do Brasil, em Interlagos, a situação do campeonato era a seguinte:

1º Fernando Alonso - 231 pts

2º Mark Webber - 218 pts
Sebastian Vettel - 206 pts

No decorrer da prova, Vettel liderava, seguido do companheiro de equipe Mark Webber e Fernando Alonso na terceira colocação. Se optasse por fazer o jogo de equipes, a Red Bull poderia ordenar que Vettel abrisse caminho para Mark Webber, que tinha mais chances de conquistar o campeonato.

Mas a equipe preferiu que eles disputassem na pista, como rege o esporte. E a prova terminou com essa mesma configuração no pódio. Com isso, a classificação do campeonato ficou assim:

1º Fernando Alonso - 246 pts
2º Mark Webber - 238 pts
Sebastian Vettel - 231 pts

Agora é que vem o pulo do gato.
Na última e decisiva prova do campeonato, o GP de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, Sebastian Vettel venceu e se sagrou campeão, graças ao mal desempenho dos dois concorrentes diretos pelo título (Fernando Alonso terminou em 7º e Webber, em 8º).
O campeonato terminou com:

Sebastian Vettel - 256 pts
2º Fernando Alonso - 252 pts
3º Mark Webber - 242 pts

A ética da Red Bull acabou salvando a pele da equipe. Ainda não entendeu?
Se em Interlagos eles tivessem optado pelo jogo de equipe e faciltado a vitória de Webber e o GP de Abu Dhabi terminasse exatamente como terminou, Vettel não somaria pontos suficientes para ultrapassar Alonso no campeonato e o espanhol teria se sagrado campeão mundial, com a seguinte classificação:

1º Fernando Alonso - 255 pts
Sebastian Vettel - 251 pts
3º Mark Webber - 247 pts

Ou seja, mantendo a ética de se respeitar o resultado das pistas, venceu a Red Bull, venceu Sebastian Vettel e, principalmente, venceu o ESPORTE!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Casa de massagem

Narrativa do livro "Quero ser Paulo César Peréio" por Herculano Neto.

"Sou atendente de uma casa de massagem no centro de Salvador há seis meses. Meus parentes acreditam que trabalho como doméstica numa casa de família, mas na verdade ofereço serviços sexuais rápidos e baratos. Tudo é muito simples: os clientes tocam a campainha, encontram dez garotas, escolhem a que desejam, depois pagam e vão embora, como se tivessem acabado de sair de uma lanchonete.

Hoje, observando pelo olho mágico, tive a impressão de que havia um homem com um bebê. Quando abri a porta, descobri que ele carregava o irmão de 19 anos, que não possuía nem braços nem pernas. O homem disse que era aniversário do irmão e queriam comemorar. As meninas, assustadas, baixaram a cabeça com receio de serem comtempladas; eu não - talvez por isso ele tenha me escolhido

Dentro do quarto, tentei puxar conversa, descontrari o ambiente, mas ele não dizia nada. Então, tirei a sua roupa cuidadosamente, segurei seu torso como se fosse uma boneca (ele era mais pesado do que aparentava) e o coloquei numa posição que eu imaginava ser a mais apropriada para o ato. Foi a primeira vez que gozei no trabalho

Como diz
Pedro Almodóvar, "o que não é autobiográfico é plágio". Pense

domingo, 14 de novembro de 2010

Balada Literária (18 a 21 de Novembro)

É São Paulo tem dessas, balada pra falar de literatura. E eu aproveito.

Este ano a Balada Literária completa 5 anos, e traz como homenageada Lygia Fagundes Telles, escritora paulistana que vai relançar toda sua obra pela Cia das Letras.
O criador e organizador deste projeto é Marcelino Freire, um escritor que consegue colocar humor e falar da nossa realidade sem ridicularizar o tema.
O evento também conta com o apoio do Itaú Cultural, Sesc Pinheiros, Teatro Brincante, Bar Mercearia São Pedro, entre outros.

Este ano o evento traz nomes como: Alice Ruiz, Augusto de Campos, José Castello, Marcelo Rubens Paiva, e muitos mais!

Uma das atrações de destaque é a peça: "Los Críticos También Lloran" que é baseado na obra do chileno Roberto Bolaño.

Todos os eventos são gratuitos.

Portanto, prepare-se e divirta-se!

Aqui a programação Completa. Eu destaco:

18/11 - 20h30 - Fabiana Cozza - Centro Cultural b_arco
21/11 - 11h - Marcelino Freire conversa com Antonio Cicero e José Castello - Livraria da Vila
21/11 - 15h - Bate-papo com Alice Ruiz - Centro Cultural b_arco
25/11 - 20h - Na ressaca literária -  Marcelino Freire conversa sobre música e literatura com Antonio Nóbrega e Siba -  Teatro Brincante

Durante todo o evento também vai rolar uma exposição fotográfica que traz 12 retratos de escritores também na Livraria da Vila

Siga a Balada Literária Aqui.

Para ficar com gosto de quero mais, um hai-kai da Alice Ruiz:

Um Olhar (Alice Ruiz)

o poeta me viu

bastou um olhar
e pode ver
a mola mestra
da aprendiz
que sou

a escolha que fiz
no avesso e apesar
da sorte adversa
de não pesar
de ser feliz

poeta é quem vê
o que não é de dizer
e ainda assim

diz

sábado, 13 de novembro de 2010

Quem já foi ou ainda é CRIANÇA!

CRIANÇA...
Quando atingimos a adolescência, desdenhamos daqueles que julgamos ainda serem "crianças".
Mas um adolescente nada mais é do que uma criança forçando a barra pra ser aceita num universo que não a pertence AINDA!
Dizem que tudo tem seu tempo... deve ser verdade!
Hoje viajei no barato de um par de crianças holandesas. Elas eram tão, mas tão brancas que eu perdi cinco contos apostando que eram albinos.
Depois seus pais vieram me pedir informações enquanto eles corriam de um lado pro outro falando aquela língua deles. A determinados comando dos pais, eles paravam, congelavam por alguns minutos, depois mudavam de brincadeira e o caos se instalava de novo.
Comecei a pensar sobre o futuro das duas crianças... Será que já estaria traçado?
Até que ponto os pais são responsáveis pela formação do caráter dos filhos?
Olhando aquela criança loirinha, pensei em Suzane Von Richtofen. Onde foi que seus pais erraram?
Na minha profissão, já vi pais pagarem fortunas para possibilitarem à filha ficar no mesmo hotel onde está seu ídolo. E não só os ricos - Pais e mães humildes inclusive! E não vi um beijo ou abraço de agradecimento, mas lembro da jovem perguntando "você volta amanhã pra pagar a outra diária?"
E aí?
Que mini-adultos são estes?
Que papel desempenharão eles na selva social.
Saberão lidar com frustrações?

Distrai-me ao mesmo tempo em que intriga levantar questões como estas.
Os pais que vieram uma geração entre os nossos pais e nós, ou seja os balzacas de hoje estão meio bunda-moles, isto é fato! Mas será que isso é realmente relevante?

E vocês?
Que mundo estão apresentando aos seus filhos?

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Butantã

Não tenho do que reclamar do bairro onde moro. Na verdade, o Butantã é um distrito localizado na zona oeste de São Paulo, onde é formado por diversos bairros: Peri Peri, Vila Clodilte, Vila Gomes, Caxingui, Previdência, Vila Hípica, Jardim Ademar, Jardim Trussardi, Vila Pirajussara, Monte Kemel, Jardim Bonfiglioli, Jardim Pinheiros entre outros. Há, ainda, dois conjuntos habitacionais importantes, Cohab Educandário e Cohab Raposo Tavares. Quase a totalidade da área abrangida pela Subprefeitura do Butantã está aos municípios vizinhos de Taboão da Serra e Osasco.
Todos de perfil predominantemente residencial, com alguns corredores comerciais: as avenidas Vital Brasil, Corifeu de Azevedo Marques, Engenheiro Heitor Antônio Eiras Garcia, Eliseu de Almeida, Comendador Alberto Bonfiglioli e Professor Francisco Morato e as ruas Alvarenga e Camargo. O Butantã é ainda atravessado pelos quilômetros iniciais da rodovia Raposo Tavares. Destacam-se também no distrito a Cidade Universitária, sede da Universidade de São Paulo, e, vinculado à universidade, o Instituto Butantan. No censo de 2000, apresentava uma população de 52.649 habitantes.
Em breve, teremos a linha 4 (amarela) do Metrô de São Paulo, que já entrou em funcionamento em carater experimental, devendo aos poucos ter seus serviços e horários expandidos.

Vamos as sempre dicas
Shoppings:
Shopping Villa Lobos (não gosto)
Raposo Shopping (fraquinho, mas bacaninha)
Shopping Butantã (não gosto)
Shopping Eldorado (adoro!)
Continental Shopping. (pra ser sincera, nunca fui...)

Para comer e beber:
Jeca Jones (adoro),
Fazendinha Butantã (boas recordações...),
Kadalora Pizzaria (super recomendo!),
Clube do Churrasco (Bom!)
Casa do Norte do Martinho (me divirto e bebo muita certeja barata..)

Praças e Parques:
Instituto Butantan
Parque Vila Lobos
Praça Elis Regina
Parque Previdência
Parque Raposo Tavares

Cultura:
Casa da Cultura Japonesa
Casa de Cultura do Butantã
Casa dos Bandeirantes
Associaçao Ponte BrasilItalia - Atividades Culturais
Coleção Mário Andrade

Museus:
Arte Contemporânea da USP (MAC)
Museu da Policia Civil
Museu da Anatomia Veterinária
Arqueologia e Etnologia da USP (MAE)
Museu Histórico do Instituto Butantan

Diversão:
SP Diversões
Balada Rancho da Cidade (Sertanejo)
San Raphael Snooker
Rei das Batidas (barzinho com musicas)
Nokyoski (Sushi Bar)

Festas Tradicionais:
Festa do Boi no Morro do Querosene (3x ao ano)
Desfile de blocos carnavalescos
Quermesse (Igreja Santo Antônio do Caxingui)
Feira de Flores (em setembro)

Entre tantas e tantas outras coisas que existem para fazer por aqui..
fica a dica! ;-)

bom final de semana prolongado pessoal!!!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Erupção em Pompéia

Ultimamente venho falando tanto em múmias, exposição de múmias, múmias que mesmo sem ter intenção alguma, acabam virando múmias, que não poderia deixar passar em branco sem postar algo sobre Pompéia.

Uma exposição na Itália mostra os corpos de vítimas da erupção do vulcão Vesúvio sobre a cidade italiana de Pompéia no dia 24 de agosto de 79. A cidade e o povoado vizinho de Herculano forma cobertos por uma mistura de lava, pedras e cinzas. Estima-se que entre 10 mil e 25 mil pessoas tenham morrido após a erupção.

Alguns corpos revelam detalhes impressionantes. Em uma cabeça, é possível ver a dobra do lenço usado para proteger o rosto das cinzas.

Escavações:
Os arqueólogos encontraram 1.150 corpos em Pompéia, mas muitos deles estavam danificados demais para serem preservados. Pelo menos um terço da cidade ainda não foi escavado. O processo de escavação e preservação dos corpos em gesso vem ocorrendo desde o século XIX.

As autoridades decidiram realizar a exposição em parte por causa da falta de conhecimento sobre as figuras. "Muitos visitantes que vêma Pompéia acreditam que se trata de

esculturas, do trabalho de artistas", disse Grete. "Mas eles são os restos de pessoas de verdade."








quarta-feira, 10 de novembro de 2010

TREM

Trens. Para nós, paulistanos, escutar essa palavra pode dar calafrios.A gente associa essa essa palavra aos precários trens que ligam os subúrbios de São Paulo, com seus bairros e cidades periféricas à região central de São Paulo, onde estão concentrados a maior parte dos empregos da cidade.
Em outros países do mundo, essa realidade é diferente: trens e metrôs existem como facilitadores do dia a dia das pessoa, e não só isso, como na Europa, que existem trens que cruzam diversos países, ligam um país ao outro, ou como na África do Sul ou ìndia, por exemplo que permitem que se conheça uma grande parte do país por emio de confortáveis e luxuosos trens turísticos
Por vezes, fico perdida em meus pensamentos, imaginando um Brasil oferecendo roteiros de trens, por entre nossas paisagens, tão diversificadas e tão lindas.
Em Minas fiz um pequeno passeio no trem de Ouro Preto para Mariana, um trechinho curto, num trenzinho da Vale, entre as montanhas de Minas. Um passeio para crianças, sem conforto, mas com alguma graça.
Escutei hoje cedo no rádio sobre a licitação que terá para definir qual será a concessionária responsável por construir e gerir o trem que ligará Campinas ao Rio de janeiro, e São Paulo capital ao Rio.Está previsto para ser inalgurado em 2.016, e isso irá "tirar" 50% dos passageiros da ponte aérea. O valor para cada passagem está previsto para, no máximo R$ 199,00.Eu achei caro. Mas em 2.016 nosso dinheiro terá perdido um pouco do valor, então não sei!
Hoje, vendo ponte aérea de R$ 99,00 à R$ 799,00, ou mais, por uma perna apenas.Isso sem as taxas.Acho que esse trem vai ser uma mão na roda, desde que tenha qualidade, o que eu tenho certeza que terá, e tarifa acessível.Aeroporto é um saco!
ROVOS RAIL: Trem de alto luxo da Africa do Sul, que possui 36 suites.Mordomos, culinária internacional, conforte, qualidade e requinte.Algumas das rotas são as seguintes: Pretoria/CapeTown, Victoria Falls/Pretória e Durban/Pretória.
ROYAL ORIENT: Trem de luxo da ìndia, que permite visitar cidades ricas culturalmente, e conhecer um pouco da história milenar da ìndia, com conforto garatido.Dentre algumas cidades, ele passa por Udaipur, Jaipur e Delhi.
EUROSTAR: Você pode atravessar o canal da mancha pelo Eurotúnel, que liga a Inglaterra à França, em aproximadamente 2:20hs, e à partir de 46,50 EUR.
VIA RAIL: Permite conhecer quase que todo o Canadá.
EURAIL GLOBAL PASS: Passe de trem Europeu que permite viajar até 15 dias consecutivos, 21 dias, 1 mês, 2 meses e 3 meses consecultivos e conhecer os países à seguir: Áustria, Bélgica, Croácia, Rep. Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Luxemburgo, Holanda, Noruega, Portugal, Irlanda, Romênia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça. (Lichetnstein e Monaco são considerados parte da Áustria e França respectivamente). Existem outros passes de trens europeus, que permitem conhecer menos países em menos dias ( melhor preço, claro).
Essa é uma pequena amostra de como nosso país tem que evoluir na exploração desse meio de transporte. Pra mim também seria uma ótima idéia desenvolver o transporte de cargas... mas isso é um outro assunto.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Perder e ganhar faz parte do jogo. E armar?

O técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, Bernardinho, deu uma declaração no mínimo surpreendente à revista Alfa, cujo trecho foi publicado pelo site Globoesporte.com.
"Se você me perguntar se eu me orgulho, eu digo 'De forma nenhuma'. Vai contra tudo aquilo que eu sempre preguei, os princípios em que acredito".
Bernardinho se referia ao fatídico episódio conhecido como o jogo da vergonha, quando o time brasileiro entregou o jogo para a Bulgária para garantir um caminho mais fácil para o título do Mundial de Vôlei. (Quem não se lembra, clique aqui).
Alguns podem dizer que, se o objetivo maior é ser campeão, qual é o problema em escolher o caminho mais fácil para chegar lá?
Não concordo com a estratégia adotada. Tanto que critiquei na época. Acredito que o Brasil tinha (e tem) qualidades suficientes para encarar o caminho mais difícil e ainda assim vencer o campeonato. Mas ficar martelando o assunto agora seria "chutar cachorro morto". Bernardinho teve a grandeza e a hombridade dos grandes ao reconhecer a falha e se desculpar.
Nem perto disso chegou a Ferrari, que obrigou Felipe Massa a abrir caminho para o companheiro de equipe Fernando Alonso vencer o GP da Alemanha, aumentando as chances de título do espanhol.
A corte esportiva que analisou o caso julgou que tudo foi feito dentro do regulamento da Fórmula 1. E a Ferrari já deixou claro que fará o jogo de equipes sempre que necessário.
A Red Bull, adversária da Ferrari, não deu o mesmo tipo de ordem aos seus pilotos e viu sua dupla praticamente se matar sozinha, diminuindo as chances de título, mas respeitando sempre a lógica esportiva. Ponto para ela. Na última prova da temporada, tanto Mark Webber quanto Sebastian Vettel ainda alimentam o sonho de ser campeão. Se o campeonato ficar entre um dos dois, vence o esporte!
Diante de tantas confusões, os criadores do espírito esportivo tal como conhecemos hoje certamente estariam se revirando em suas covas na Grécia antiga. Onde, inclusive, surgiram os conceitos de moral e ética.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Das vantagens de ser bobo

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo

O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando"

Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontâneamente lhe vem a ideia.

O bobo tem a oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem.

O bobo parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes o bobo é um Dostoievski.

O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo nem nota que venceu.

Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz.

O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar de bobos.

Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida.

É quase impossível evitar o excesso de amor que um bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo

Clarice Lispector


Clarice Lispector: aquela que revelou Eucanaã Ferraz. Que pega o leitor pelo braço e diz "vem comigo", fazendo dele um companheiro de aventuras.

A sua revelação por ser vista no livro "Clarice na cabeceira - crônicas". Livro que contem uma seleção de crônicas comentadas por autores, cantores ... Pessoas que foram seduzidas.

Bobo nem nada esse texto, né?

domingo, 7 de novembro de 2010

Amor platônico* descrito.

Assim que coloquei os olhos nele vi aquele sorriso, sincero, espontâneo e completamente envolvente.
Depois notei as mãos: grandes, unhas feitas, bonitas.
E as costas? Largas com um abraço que deve ser capaz de proteger de todo o frio e da solidão.
Tem olhos vivos e que parecem enxergar até o fundo d'alma.
É dono de um nariz bem desenhado, com uma pequena cicatriz, mas ninguém é perfeito, não é mesmo? E cicatrizes geralmente trazem boas histórias. O nariz combina com os olhos e a boca. A boca, ah a boca... de vez em quando provoca uma pequena covinha, um verdadeiro charme. E nem percebe que me deixa coberta de vontades, desejos controláveis, mas ainda desejos.
Sinto meu rosto avermelhar, ficar quente, quando nossos olhares, sem alguma intenção se cruzam.
Veja se pode, eu, nesta idade (ok, não sou velha, mas já não tenho idade pra isso), tendo ares de paixão platônica e devaneios...


*"Amor platônico é toda a relação afetuosa em que se abstrai o elemento sexual, idealizada, por elementos de gêneros diferentes - como num caso de amizade pura, entre duas pessoas.
Esta definição, contudo, difere da concepção mesma do amor ideal de Platão, o filósofo grego da Antigüidade, que concebera o Amor como algo essencialmente puro e desprovido de paixões, ao passo em que estas são essencialmente cegas, materiais, efêmeras e falsas. O Amor, no ideal platônico, não se fundamenta num interesse (mesmo o sexual), mas na virtude." (Wikipédia)

sábado, 6 de novembro de 2010

Mentira!

"O poeta é um fingidor
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente"
Fernando Pessoa

E o que é a vida senão um grande teatro?

Lembrei hoje de quando fui convidada a invadir a aula de inglês de meu então namorado uns anos atrás.

Estavam vendo um trecho do filme "Closer", que na época eu já tinha visto e não tinha entendido!
Entre as idas e vindas dos personagens, surge a discussão acerca da mentira. Será possível viver sem mentira?

Respondi que não!
Fez-se o silêncio!
E eu senti um certo desconforto!
Olha que engraçado! Eu estava falando a verdade - a minha verdade - e me senti constrangida, com medo que as pessoas fossem me achar uma mentirosa compulsiva!
Talvez tivesse sido muito mais confortável e aparentasse mais nobre dizer: "Claro que é possível, a verdade é fundamental!" - E daí então eu seria tida como a senhora perfeita! Ou não!
Será que por dentro não estariam todos pensando "mas olha que hipócrita!"?

A etiqueta, o viver em sociedade, os costumes, as tradições, os padrões pré estabelecidos... essas e outras coisas me fazem pensar que o homem complica tudo!

Por que uma mulher fica louca da vida quando o namorado diz "pô, você tá meio gorinha!"
Mas se tá gordinha mesmo!
Caramba!
Das duas uma: ou não ligue ou vá cuidar da pança!
Eu tinha uma amiga gordinha que dizia que não perdia em nada pras magrelas! E era a mais pura verdade! Pegava quem ela queria! E largava quando queria também!

Por que no trabalho você tem que vestir uma carapuça e bancar a séria? Porque crê-se que as pessoas com senso de humor são irresponsáveis. Porque se elas levam a vida numa boa e não complicam as coisas, significa que elas não vão levar as coisas do trabalho a sério! Porque, ainda que seja uma piada inteligente, é uma piada e, no ambiente de trabalho, isto é crime inafiançável! Então, crianças, prestem atenção: quando a piada vier, engula! Nunca faça piada em ambiente de trabalho se não quiser ficar estereotipado! Seus amigos estão da porta pra fora! Ah, e não é só porque ele não riu da sua piada que ele não é seu amigo, tá?

Posso passar a noite citando situações em que uma mentira ou um teatrinhofazem toda a diferença e tenho certeza de que sem fazer muita força cada um vai lembrar de uma situação!
Quem é que nunca falou pra mãe que ia pra um lugar e foi pra outro e anos depois revelou à mãe, no meu caso, que não tinha ido ao Ibirapuera coisa nenhuma, e sim, ao Pico do Jaraguá. Mesmo depois de quatro anos, minha mãe ainda sente arrepios!

Não defendo a mentira, obviamente não é o mais belo nem o mais nobre dos caminhos.
Aliás, o verdadeiro, ainda que não seja em todas as situações o mais belo, é o que é, é o que se tem.
Infelizmente este aglomerado de exemplares humanos que costumamos chamar de sociedade ainda não está preparado para lidar com a realidade em si
Traça então, padrões ideais e esconde-se atrás deles. E esconde tudo o que deles difere.


E finge... e vive uma vida inteira fingindo ser feliz para sempre!

Eu sou humana! Já menti, já falei a verdade, já acertei e errei nas mesmas proporções. Eu também tenho medo. Mas muito mais das mentiras do que das verdades.

Você pode mudar as verdades mas as verdades também podem te mudar!

Então, lá vai a dica da nerd! Antes de levantar uma bandeira, antes de abrir a boca, antes de responder, pare, respire e faça como David after the dentist. Pergunte-se a si mesmo: "Is this real life?"


Se você não sabe do que estou falando, veja rapidinho aqui. Se já sacou, vale relembrar!

E como o Sete Diferenças é espaço aberto pra o que der na telha, vou lembrar os Mutantes e encerrar cantando!

"Mas louco é quem me diz! Eu sou feliz!"
PS: Fui pro chuveiro... Lariiii!!!

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Estudos

Quando comecei a fazer faculdade eu ainda tinha pouco conhecimento das coisas. Não lia tanto, não tinha quase internet e não tive muito apoio, conselhos, estas coisas todas. Escrevi-me em um curso que vi, o preço era bom, a grade curricular bacana, e eu já tinha experiência na área. E ainda bem q não me arrependi.
Depois veio os cursos, a pós graduação, o interesse cada vez mais pela área, e tudo mais.
Acho importante uma pessoa ter uma profissão, seja lá qual ela for. Poder escrever no currículo que é tal coisa, ao invés de escrever que está aberta a oportunidades, por exemplo, e acabar trabalhando de qualquer coisa por aí.
Hoje em dia só não estuda quem não quer. As coisas estão bem mais fáceis e mais acessíveis. Cursos profissionalizantes, por exemplo, é o que não falta!
Mas o que eu acho importante é escolher bem e se informar bastante sobre a instituição, o curso... Pagar barato para fazer qualquer faculdade por aí pode acabar verificando que o barato pode custar caro. Li esta matéria no Aprendiz que fala sobre isso, é super interessante.

Bom, nesta época de vestibulares, vamos as dicas de cursos muito bons, baratos ou gratuitos, a maioria já encerrou a inscrição, mas fiquem de olho se abre novas inscrições ou já fica de dica para o próximo semestre:

Fatec
Faculdade de tecnologia com cursos gratuitos. Tem que prestar o vestibular, mas não é tão difícil de entrar como a USP, por exemplo. Cursos muito bem conceituados.

Etec
Cursos Profissionalizantes gratuitos. Pode ser um colegial profissionalizante ou cursos a parte. Tem que prestar o vestibulinho.

Senai
Cursos técnicos, cursos superiores de tecnologia, entre outros. Alguns gratuitos, outros pagos. Seja qual for, todos muito bem conceituados. É preciso fazer uma prova para a vaga.

fica a dica! ;-)
bom final de semana pessoal!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

As Catacumbas dos Capuchinhos

Ajeitadas em nichos e em prateleiras, múmias de abades do século 19 enchem um corredor nas Catacumbas dos Capuchinhos em Palermo. As pessoas que não eram abades nem padres e queriam tratamento igual depois da morte tinham que pagar aos capuchinhos para ter um lugar na cripta. Em 1853, um visitante norte-americano escreveu que as pessoas cujas famílias continuassem dar dinheiro para o mosteiro seriam exibidas nos melhores locais, os mais visíveis. Aquelas cujas famílias não dessem nada seriam colocadas no fundo, em prateleiras a serem esquecidas (até que os pagamentos fossem retomados, quando voltavam a ser exibidas).









Onde Mesmo???
Pode ser aqui:
ou aqui:

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Os balões cairam...

Cairam! 3 balões caíram em Boituva-SP! Isso me fez lembrar de uma amiga minha que ano passado foi pra Turquia, fez o tal do passeio imperdível de balão, e na hora de pousar...tombou! A cesta com os turistas tombou.Os ferimentos foram superficiais. Isso nunca tinha acontecido antes! Pelo menos foi isso que os guias turísticos dizeram...

Em uma viagem, ou mesmo em um programa de lazer, por mais frustrante que seja, muitas coisas podem sair do planejado, causando irritação, decepção e algumas vezes até ferimentos leves ou fatais.

Só sei que com a Natureza não se brinca!

-nunca pague antecipado um passeio de balão, uma salto de ultraleve, de para-quedas e helicóptero. Esses passeios serão cancelados caso não haja condições climáticas para realizá-los.Geralmente não há devolução do dinheiro ( principalmente no exterior, talvez no Brasil voc~e consiga xavecar o cara e ele te devolva algumas moedas)
- o mesmo vale para mergulhos, velejar ou qualquer atividade que envolva mar.
-nao aconselho pagar antecipado nem mesmo esses passeios bobinhos que realizamos em Fortaleza, Natal ou Maceió.Analise na hora o que é melhor comprar,o que vai otimizar seu tempo e se as condições climáticas pemitem um bom aproveitamento do passeio.
-pesquise sempre. A compra de passeio quase que 100% das vezes será mais barata negociando direto com os operadores locais, que não vão querer perder a venda do passeio, e vão topar negociar com certeza.
- alguns passeios devem ser reservados antecipadamente (em alguns paseios no exterior), porém tente não pagar antecipadamente, efetue o pagamento localmente, sempre que possível.
-não ache que os lugares são limitados em caso de bungee jumps, descer corredeiras, escalar paredões, praticar arborismo, rappel, trekking etc. Balela pura...a não ser que seja um parque com capacidade de carga controlada, ai sim, você será avisado antecipadamente para reservar, mas saiba que caso o mundo caia em chuva, neve ou frite sob Sol ,seu dinheirinho provalvelmente não será recuperado 100%.
-tenha sempre um plano B nas viagens. Pode ser que o Sol que você queria 'tomar' não vai aparecer ( a não ser que você vá pra Natal)
-fique sempre hospedado em um hotel confortável.Ele pode ser muito útil durante uma tarde com tempestade.
-se informe sobre a melhor época do ano pra visitar o destino e praticar o esporte radical ou a sua atividade preferida, porém nunca confie no pessoal da previsão do tempo.Balela pura.

Em um próximo post vou escrever sobre destinos de aventura.Não são muito meu perfil, mas sei que para os aventureiros de plantão adrenalina não faltará.
-

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Doe sangue

Como o dia está beeeeeem corrido para este que vos escreve, serei muito breve e direto no assunto de hoje.

Não sei se muitos sabem, mas em época de feriados prolongados os bancos de sangue atinges níveis críticos, motivo pelo qual os hemocentros fazem campanhas para atrair doadores voluntários. Até os funcionários, em muitas ocasiões, entram na roda e encaram a agulha.

Sou doador de sangue há uns oito anos e posso dar minha palavra. Não dói, passa rápido e não há efeitos colaterais. No máximo uma recomendação para que tome muita água e evite exercícios físicos naquele dia.

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde, estar alimentado, pesar mais de 50kg e apresentar um documento com foto.

Os únicos "esforços" que o doador deve fazer é não ingerir bebidas alcoólicas e evitar alimentos gordurosos nas 12 horas que antecedem a doação.

Para mais informações, endereços e horários dos hemocentros, acesse o site da Fundação Pró-Sangue:

www.prosangue.sp.gov.br


Repito: é rápido, não dói e você ainda pode salvar vidas. Que tal fazer o bem? Que tal começar oferecendo algo que você tem de sobra e que será reposto rapidamente?

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Minha narrativa sem medo

Milhares de promessas
Começam a ruir
Assim como os bolsos
Dos reis do novo mundo
Como estômagos vazios

Um livro e quarenta fantasmas
Cheios em um quarto
A escola como um túmulo
Onde a casa está abandonada

Sinta a fina navalha

E de pensamento está bloqueado no túmulo
As histórias que chocam as vidas fora da tela

O medo da música, meus verbos voam como uma família de pedra
O diabo da caneta ajeita aquele cenário para uma guerra em casa
As mãos rasgadas da mãe, sua cara afundada

Silêncio!

Algo sobre o silêncio me irrita
Pois o silêncio pode ser violento
Tipo um pulso ferido

Apague as luzes

Para se desligar da máscara
A linha de frente está em todo lugar
E os especuladores do mercado estão com o bolso cheio, para anunciar um disfarce moderno

Na luz certa, estudo se torna percepção
Eles querem que a gente afirme, prometa
E se curve perante o Deus deles
Perdida a cultura, cultura perdida
Confundiram nossas mentes através do tempo

A ignorância (sempre) nos dominou



Trechos de várias músicas da banda Rage Agains the Machine. A revolta e a vontade de mudança traduzida em versos